Data de publicação: 08 de Setembro de 2020, 17:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:26h
Cerca de 60% dos domicílios brasileiros estão cadastrados em alguma Unidade de Saúde da Família, o que significa 44 milhões de residências em todo o país. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada na última sexta-feira (4).
Desde 2013, o índice de domicílios atendidos aumentou 6,7%, quando pouco mais da metade das residências estavam cadastradas. A pesquisa também mostra que 38,4% dos domicílios cadastrados há mais de um ano receberam visita mensal do Agente Comunitário de Saúde ou membro da Equipe de Saúde da Família.
Atenção Primária à Saúde vai ser reforçada por todo o país pelos próximos três anos
Vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de outubro
Programa de visitação domiciliar Criança Feliz está presente em 2.934 municípios
Entre as informações levantadas pela pesquisa, uma estima 64,6% domicílios brasileiros receberam, ao menos, uma visita de algum agente de combate a endemias — como a dengue e a malária — nos 12 meses anteriores à data da entrevista. Isso equivale a 47,4 milhões de residências. O percentual diminuiu na comparação com 2013, já que era de 69,3%.
A PNS também traz dados sobre o acesso aos serviços de saúde, cobertura de planos de saúde, presença de animais nos domicílios e sua vacinação. A pesquisa, que é promovida a cada cinco anos, contou com uma amostra de 108 mil domicílios. Ela foi realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde.