Data de publicação: 03 de Julho de 2021, 16:10h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
No podcast de hoje eu escolhi falar do Zé Rodrix, um dos compositores brasileiros que mais marcaram as décadas de 1970 e 1980. Ele faleceu em maio de 2009 e fez sucesso com canções inesquecíveis, era paulista de nascimento mas carioca de coração. Ele era também cantor, instrumentista, escritor e publicitário. E há compositores que têm a facilidade de construir músicas visuais, ou seja, aquelas que quando a gente ouve tem a sensação de enxergar tanto as melodias quanto as letras.
Zé Rodrix, porém, talvez tenha feito a música que todo mundo transforma em imagem quando esta lhe bate nos ouvidos: “Casa no Campo”. Conta-se, aliás, que Rodrix a escreveu quando ia de automóvel na rodovia que liga Brasília a Goiânia, trecho com visual interiorano, e que espelha paz e recolhimento.
Há fotógrafos que, como eu, também se dedicam a fazer fotos sonoras, parodiando as músicas visuais. Não tenho, evidentemente, a pretensão de uma imagem minha virar música. Mas já tentei em três ocasiões dar face à bela canção de Rodrix, magistralmente cantada por Ellis Regina.
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais..