Data de publicação: 09 de Junho de 2020, 04:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, em Volta Redonda (RJ), está precisando reforçar o estoque de leite materno. Com a pandemia da COVID-19, o Banco de Leite Humano já começou a sentir os principais impactos, a redução nos estoques. A unidade de saúde atende durante todos os dias, das sete da manhã às sete da noite. Qualquer mãe que esteja saudável, amamentando e com o pré-natal em dia, pode ser uma doadora.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano, Bruna Vianello Ferreira, o leite materno coletado é utilizado para alimentação de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso internados na Unidade Neonatal.
A coordenadora Bruna, ressalta que para realizar a doação a mãe só precisa entrar em contato com a unidade. Não é necessário sair de casa.
“A mãe deve entrar em contato pelo telefone, 3348-9954. Nós fazemos o pré-cadastro e coletamos algumas informações da mãe e do bebê. E, na semana seguinte, vamos à casa dessa possível doadora. Deixamos um vidro esterilizado com ela e ensinamos a fazer a massagem e a ordenha, e como ela vai armazenar esse leite materno.”
O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, reforça a importância da substância para o desenvolvimento dos pequenos.
“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doença crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis.”
Todas as mulheres que amamentam são potenciais doadoras de leite materno. Basta estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. Além disso, a mãe não pode apresentar sintomas, como coriza, febre, dor na garganta e dificuldade de respirar.

O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, fica localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, número 235, no bairro Colina. Todas as coletas de leite materno são feitas no domicílio da mãe.
Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.