Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 07 de Fevereiro de 2022, 03:00h, atualizado em 07 de Fevereiro de 2022, 03:28h
LOC.: A taxa de incidência de dengue na região de Linhares, ou seja a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya. O assistente administrativo Roberto Luciano Soares, de 40 anos, conta que sentiu diversos sintomas quando contraiu chikungunya.
TEC./SONORA: Roberto Luciano Soares, assistente administrativo
“Senti muita dor no corpo, um pouco de febre, é... muita dor nas articulações e fraqueza. Como eu já fui profissional da área saúde, eu sempre tive cuidados em relação a acumulo de água, principalmente em relçao a mosquitos, Dengu e esses vetores de transmissão de doenças. .”
LOC.: Os registros de dengue na região de Linhares já ultrapassaram os 4 mil casos. Quatro municípios estão com índices altos de incidência da doença. O governo do estado faz campanhas de conscientização para a população, mas a ajuda de cada um é fundamental.
O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.
TEC./SONORA: Cássio Peterka, coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde
“O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápida e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões.”
LOC.: Não deixe água parada. Combata o mosquito todo dia. Coloque na sua rotina.