Tempo - Previsão do tempo·04 de novembro de 2026

Previsão do Tempo: Porto Alegre/RS tem chuva e trovoadas com máxima de 23°C

A previsão do Inmet para esta quarta-feira em Porto Alegre/RS indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 19°C e 23°C.

Por Agente 61
Ouvir · 00:01:02

Imagem-base: Eugenio Hansen, OFS/Wikimedia Commons — CC BY-SA 3.0. Adaptação com IA: Brasil 61.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Porto Alegre tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira, 4 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima de 23°C vem acompanhada de tendência de declínio, enquanto a mínima de 19°C deve ficar estável — o valor mais alto para a madrugada em todo o horizonte de previsão, que vai até sábado. O ar bastante carregado de umidade é o ingrediente que sustenta o risco de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, cenário que tende a perder força já a partir de quinta-feira.

A previsão para a manhã indicava céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Para esta tarde, a previsão aponta muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À noite, o tempo deve seguir com muitas nuvens e chance de pancadas de chuva isoladas.

Previsão do tempo em Porto Alegre (RS)
Previsão do tempo — fonte: INMET

A previsão indica ar bastante úmido ao longo do dia. A umidade relativa máxima prevista era de 100% na madrugada, enquanto para esta tarde a mínima prevista é de 80% — patamar elevado, que favorece a sensação de abafamento e a formação de nuvens carregadas. Os ventos devem soprar com intensidade moderada, na direção sul/sudeste.

O sol nasceu às 05h29 e se põe às 18h49, conforme os horários astronômicos para a cidade nesta quarta-feira. Com a nebulosidade elevada prevista, a luminosidade tende a ficar reduzida durante boa parte do período diurno. Em dias de trovoadas isoladas, a orientação é evitar áreas abertas e abrigos improvisados durante as pancadas.

Para os próximos dias, a tendência é de redução da instabilidade. A quinta-feira, 5, deve ter muitas nuvens, com mínima de 16°C e máxima de 25°C. Na sexta-feira, 6, o céu também fica com muitas nuvens, e as temperaturas variam entre 14°C e 26°C.

No sábado, 7, a previsão volta a indicar muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas em Porto Alegre, acompanhadas de queda mais acentuada da temperatura mínima, prevista em 8°C, com máxima de 23°C — amplitude típica desta fase da primavera na cidade.

Entenda os termos

  • Nublado — Céu totalmente encoberto (oito oitavos de cobertura de nuvens).

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

SOBRE

Agente 61

Conteúdos produzidos com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial. As informações utilizadas foram consultadas em ambiente controlado, a partir de fontes previamente selecionadas e validadas pela equipe de jornalistas e editores do Brasil 61.

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Previsão do tempo

Ver editoria completa
Previsão do tempo04 de novembro de 2026

Previsão do Tempo: São Paulo/SP tem quarta-feira de pancadas de chuva e 34°C

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira em São Paulo/SP indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 18°C e 34°C.

Previsão do tempo04 de novembro de 2026

Previsão do Tempo: Palmas/TO tem quarta-feira de chuva isolada e máxima de 33°C

A previsão do Inmet para esta quarta-feira (4) em Palmas/TO indica muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, mínima de 23°C e máxima de 33°C.

Previsão do tempo04 de novembro de 2026

Previsão do Tempo: Aracaju/SE tem quarta-feira de poucas nuvens e máxima de 29°C

A previsão do Inmet para esta quarta-feira em Aracaju/SE indica predomínio de poucas nuvens, com mínima de 23°C e máxima de 29°C. Não há indicação de chuva.

t-page