Data de publicação: 03 de Abril de 2020, 19:20h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:28h
Guaíra registrou 2.158 casos notificados de dengue desde agosto do ano passado. Desses, 1.909 casos foram confirmados, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.
A cidade tem uma das maiores incidências de dengue no estado, com mais de 5 mil casos a cada 100 mil pessoas. O índice é considerado alto quando são registrados mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Ao todo, 162 municípios paranaenses apresentam alto índice de incidência da dengue e outros 34 apresentam índice médio de infecção.
O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, falou sobre os recursos empregados pela secretaria no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e sobre a participação da população nessa luta.
“Liberamos R$5 milhões para os municípios em epidemia e em alerta para ajudar no manejo clínico desses serviços de saúde dos municípios. O Governador já tinha decretado estado de alerta. Nós continuamos seguindo o dia-a-dia e infelizmente passamos por esse momento. A notícia que nós queremos dar é que a proliferação do mosquito pode ser diminuída se nós conseguirmos minimizar os focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso a necessidade de insistir, de falar, de reiterar que precisamos estar todos juntos nessa luta.”
Londrina é o município que mais registrou casos de dengue: foram 19 mil notificações - seguido de Foz do Iguaçu e Maringá. O estado de emergência no município é um reflexo do surto da doença que atinge, principalmente, as regiões norte e oeste do estado. O Paraná declarou epidemia de dengue e já confirmou mais de 76 mil casos em 357 municípios.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.
Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2019 foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue no Brasil. A taxa de incidência ultrapassou 735 ocorrências a cada 100 mil habitantes.
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.