Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em oito municípios de seis estados

Municípios estão localizados nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta quinta-feira (4), a situação de emergência em oito municípios do País atingidos por desastres naturais.

Na Bahia, as cidades de Bom Jesus da Serra e Araci passam por um período de estiagem, assim como São Pedro, no Rio Grande do Norte.

Já na região Sudeste, o município de Pirassununga, em São Paulo, registrou chuvas intensas. Em Indianópolis, no Paraná, e em Itati, no Rio Grande do Sul, a situação de emergência foi reconhecida por causa da queda de granizo, assim como em Marema e Ipuaçu, em Santa Catarina.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em oito cidades do País atingidas por desastres naturais. Na Bahia, Bom Jesus da Serra e Araci passam por um período de estiagem, assim como São Pedro, no Rio Grande do Norte.  Em São Paulo, a cidade de Pirassununga registrou chuvas intensas.
Já em Indianópolis, no Paraná, e Itati, no Rio Grande do Sul, a situação de emergência foi reconhecida por causa da queda de granizo, assim como em Marema e Ipuaçu, em Santa Catarina.

O reconhecimento federal da situação de emergência permite que os gestores municipais peçam auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atender a população atingida e reconstruir infraestrutura pública danificada. Quem explica é o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil

"O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda."

LOC.: As solicitações de recursos para ações de Defesa Civil devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem: Alessandro Mendes