Data de publicação: 02 de Fevereiro de 2022, 03:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:35h
No Piauí, há cerca de 250 mil pessoas com a segunda dose da vacina da Covid-19 atrasada e quase 190 mil que já poderiam ter recebido a terceira imunização. Esses precisam procurar uma unidade de saúde, o quanto antes, e completar o esquema vacinal. Quem já tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses, está na hora de ir atrás do reforço.
“Peço que fiquem atentos ao calendário vacinal e procure um posto de vacinação quando chegar a sua vez. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir internações e óbitos aqui em nosso estado”, alerta o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
No município de Jerumenha, localidade a uns 300 quilômetros de Teresina, capital do estado, o estudante James Duarte, de 22 anos, mora com a família. Ele contou que aguarda ansioso pelo dia em que receberáo reforço e lembra como foi na hora de tomar as duas primeiras doses.
“Quando eu tomei a segunda dose eu fiquei emocionado. A sensação de estar imunizado é de grande alegria. Eu quero que todos fiquem imunizados no Brasil e no mundo", disse Duarte.
Até agora, no Piauí, foram aplicadas quase 6 milhões doses da vacina, sendo que mais de 2 milhões são primeira dose. Do total, cerca de 2,7 milhões são segunda dose e dose única e 369.162 são reforço. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados em 29 de janeiro deste ano.
Mais de 4,4 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço em Minas Gerais
Para estimular a população a completar o ciclo vacinal, o Ministério da Saúde promove ações de imunização em massa. A estratégia de oferecer a terceira dose funciona como um auxílio para manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.
Além da vacina, a orientação é manter com os cuidados sanitários como usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento mínimo necessário e os ambientes ventilados.