Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

PIAUÍ: Vacina contra Covid-19 reduz mortes e hospitalizações, afirma ministro da Saúde

População do Piauí deve completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço após quatro meses da segunda dose. Até agora, cerca de 190 mil pessoas ainda não foram atrás da terceira imunização.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

No Piauí, há cerca de 250 mil pessoas com a segunda dose da vacina da Covid-19 atrasada e quase 190 mil que já poderiam ter recebido a terceira imunização. Esses precisam procurar uma unidade de saúde, o quanto antes, e completar o esquema vacinal. Quem já tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses, está na hora de ir atrás do reforço.

“Peço que fiquem atentos ao calendário vacinal e procure um posto de vacinação quando chegar a sua vez. A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir internações e óbitos aqui em nosso estado”, alerta o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No município de Jerumenha, localidade a uns 300 quilômetros de Teresina, capital do estado, o estudante James Duarte, de 22 anos, mora com a família. Ele contou que aguarda ansioso pelo dia em que receberáo reforço e lembra como foi na hora de tomar as duas primeiras doses.

“Quando eu tomei a segunda dose eu fiquei emocionado. A sensação de estar imunizado é de grande alegria. Eu quero que todos fiquem imunizados no Brasil e no mundo", disse Duarte.

Até agora, no Piauí, foram aplicadas quase 6 milhões doses da vacina, sendo que mais de 2 milhões são primeira dose. Do total, cerca de 2,7 milhões são segunda dose e dose única e 369.162 são reforço. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados em 29 de janeiro deste ano.

Mais de 4,4 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço em Minas Gerais

Para estimular a população a completar o ciclo vacinal, o Ministério da Saúde promove ações de imunização em massa. A estratégia de oferecer a terceira dose funciona como um auxílio para manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.

Além da vacina, a orientação é manter com os cuidados sanitários como usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento mínimo necessário e os ambientes ventilados.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.