LOC: Uma onda de calor vai atingir o país até sexta-feira, 17 de novembro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia, que emitiu um aviso vermelho, que indica grande perigo.
Serão afetadas pelas altas temperaturas localidades de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. Para conferir a lista completa, acesse mdr.gov.br.
Em algumas cidades, as temperaturas máximas devem superar os 40°C.
Para ajudar toda a população a lidar com o calor, o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Schnorr, detalha as medidas de autoproteção que podem ser tomadas.
TEC/SONORA: Tiago Schnorr
“As principais dicas de autoproteção, nesse caso, são evitar a exposição ao ar livre, principalmente entre as 10 e as 16 horas, evitando também atividades físicas nesses horários, consumir bastante água, mantendo-se hidratado ao longo do dia, consumir também alimentos leves, como frutas, legumes, evitando aqueles alimentos mais pesados, e também utilizando roupas leves, frescas ao longo do dia. Ah, uma dica importante também é utilizar protetor solar, principalmente se precisar sair ao ar livre durante algum período mais quente. Outra dica também muito importante é seguir a Defesa Civil Nacional nas mídias sociais para ficar atento aos demais alertas, as demais informações e recomendações sobre desastres”.
LOC: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas