LOC.: A partir de junho, todos os municípios brasileiros podem oferecer serviços digitais assim como já faz a plataforma Gov.br, do governo federal. A novidade é o Cidades Gov.br, elaborado pelo Ministério da Economia em parceria com o Serpro. A ideia da ferramenta é que cada cidade possa oferecer pela internet, de forma personalizada, seus serviços ao cidadão.
Os municípios que contratarem a plataforma junto ao Serpro terão um endereço na internet com a oferta dos serviços e o login será o mesmo utilizado pelos 130 milhões de cidadãos já cadastrados no Gov.br. Segundo Alexandre Avila, superintendente de relacionamento com clientes de governo digital, o público alvo da plataforma Cidades Gov.br são os municípios que ainda não ofertam os serviços digitais, algo que aumenta a eficiência dos atendimentos e reduz custos.
TEC. SONORA: Alexandre Avila, superintendente de relacionamento com clientes de governo digital
“A gente quer promover para os municípios a mesma experiência que a gente está promovendo para o GOV.BR. Que os serviços municipais estejam na mesma autonomia dessa transformação digital que o governo vem fazendo. É uma ampla transformação digital, para chegar ao município, e a gente sabe que vai ter um valor agregado muito grande ao cidadão.”
LOC.: De acordo com o superintendente do Serpro, além de serviços básicos, como matrícula nas escolas, tapa buracos e podas de árvore, comuns a todas as cidades, há ainda a possibilidade de personalizar o conteúdo.
TEC. SONORA: Alexandre Avila, superintendente de relacionamento com clientes de governo digital
“A gente colocou alguns serviços que a gente vem promovendo dentro da plataforma, como cadastro de vagas de emprego, emissões de certidões, matrícula online das cidades. O que a gente busca fazer nesses serviços que estamos cadastrando é dar autonomia para o município promover vários serviços. E como é uma plataforma, a gente vai evoluindo com serviços que sejam demandados por esses municípios.”
LOC.: O gestor que tiver interesse na novidade deve procurar a Loja do Serpro no endereço www.loja.serpro.gov.br/cidadesgovbr e solicitar a contratação com um dos consultores. O valor do serviço está vinculado à quantidade de habitantes impactados. Repetindo o site: www.loja.serpro.gov.br/cidadesgovbr.
Reportagem, Luciano Marques