Data de publicação: 16 de Setembro de 2023, 18:25h, atualizado em 18 de Setembro de 2023, 07:21h
LOC.: Após a morte de um policial federal em confronto com uma facção criminosa na Bahia, na última sexta-feira (15), o especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna critica a atuação dos gestores estaduais.
TEC./SONORA: Leonardo Sant’Anna, especialista em segurança pública
“Eles acreditam que armas de baixa qualidade, um volume pequeno de pesquisa, viaturas e quantidade de profissionais é o suficiente para confrontar o crime que hoje o Brasil enfrenta. Essa não é a realidade, principalmente em um momento que falamos que a modernização não faz parte do que muitos dos estados resolvem investir, principalmente o estado da Bahia ao longo dos últimos anos”
LOC.: A Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. O levantamento foi realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados mostram ainda que o estado possui o maior número de cidades violentas no país. Dos 50 municípios elencados na lista, 12 estão na Bahia.
Para o especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Thyone, esses números refletem o aumento de registros de ondas de violência que vem ocorrendo nas últimas semanas em regiões da capital baiana e em municípios do interior do estado.
TEC.SONORA: Cássio Thyone, especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
“O estado da Bahia não tem feito a lição de casa, no que diz respeito a tratar a segurança pública com a prioridade e com as ações assertivas que a gente espera que o estado viesse a fazer. Os índices de criminalidade na Bahia estão realmente ruins. São vários índices não só de crimes letais, como homicídios. Tem a questão da letalidade da polícia também, feminicídio e outros.”
LOC.: A Operação Fauda foi deflagrada na manhã de sexta-feira (15) contra uma facção ligada ao tráfico de drogas, homicídios e roubos. O policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida e cinco suspeitos foram atingidos e morreram. Outros dois agentes ficaram feridos.
Reportagem, Fernando Alves