LOC.: Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil. É o que indica o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Conforme o levantamento, a taxa de mortes violentas intencionais no estado é de 47,1 por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 23,3 por 100 mil. Ainda segundo o Anuário de Segurança Pública, o estado possui os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Camaçari.
Para o especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Thyone, esses números refletem o aumento de registros de ondas de violência que vem ocorrendo nas últimas semanas em regiões da capital baiana e em municípios do interior do estado.
TEC./SONORA: Cássio Thyone, especialista em segurança pública
“O estado da Bahia não tem feito a lição de casa, no que diz respeito a tratar a segurança pública com a prioridade e com as ações assertivas que a gente espera que o estado viesse a fazer. Os índices de criminalidade na Bahia, estão realmente ruins, são vários índices não só de crimes letais, como homicídios, tem a questão da letalidade da polícia também, feminicídio e outros".
LOC.: Segundo o especialista, além de implementar políticas públicas de segurança eficazes e a longo prazo, é necessário investir de forma inteligente os recursos recebidos.
TEC./SONORA: Cássio Thyone, especialista em segurança pública
“As medidas que podem ajudar a reverter essa situação, passam necessariamente por questões como: implantação de políticas públicas de segurança, além disso a atuação, empregando inteligência buscando, por exemplo, combater as facções através de prisões de lideranças, trabalhos que possam minar a questão dos recursos financeiros dessas facções. A gente tem percebido também, por exemplo, que a polícia judiciária, a polícia civil tem passado por um sucateamento muito grande. Então falta investimento".
LOC.: Na tentativa de combater as mortes violentas intencionais, o tráfico de drogas e a formação de facções, as polícias civis da Bahia e de mais 11 estados estão realizando a “Operação Paz”. Segundo a Secretaria de Segurança da Bahia, somente nesta segunda-feira (11) 20 pessoas foram presas nas cidades de Camaçari, Feira de Santana e Juazeiro.
Reportagem, Landara Lima.