Desenvolvimento Regional - Desenvolvimento regional·30 de agosto de 2024

MIDR reconhece novo polo de agricultura irrigada em Tocantins

O Polo do Tocantins abrangerá sete municípios do estado. São eles: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia, e vai beneficiar a vida de 110 mil pessoas

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:11

Foto: Divulgação/MIDR

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira, 29 de agosto, o polo de agricultura irrigada no Sudoeste do Tocantins, o primeiro na região Norte do Brasil.

Com a medida, o Brasil passa a contar com 13 polos apoiados pelo Governo Federal, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.

O Polo do Tocantins abrangerá sete municípios do estado. São eles: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia, e vai beneficiar a vida de 110 mil pessoas.

A extensão do polo é de 150 mil hectares, e a ideia é que, em 2030, chegue a 225 mil. Os principais cultivos da região são arroz, soja, feijão e melancia.

Larissa Rêgo, diretora de irrigação do MIDR, explica a importância do reconhecimento do novo polo.

"Esta iniciativa representa um marco significativo para o estado do Tocantins, promovendo o desenvolvimento sustentável e aumentando a produtividade agrícola com a utilização de tecnologias avançadas de irrigação, expandindo a área irrigada. Esperamos proporcionar melhores condições para os agricultores locais, fortalecendo a economia regional e proporcionando segurança alimentar para a região. Acreditamos que ação estratégica trará benefícios para toda a comunidade, fomentando o crescimento econômico e social do sudoeste tocantinense."

A premissa básica dos Polos de Agricultura Irrigada é apoiar o setor. A seleção prévia dos polos passa pela avaliação do MIDR, com base em requisitos como a presença de associação de irrigantes, a relevância da produção irrigada para a região e potencial de expansão ou de aumento de produtividade com a adoção de técnicas mais eficientes de irrigação.

Para saber mais ações do governo federal em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
CONTINUE LENDO

Mais sobre Desenvolvimento regional

Ver editoria completa
Pesquisa13 de setembro de 2026

Geração 60+ chefia 32% dos lares brasileiros e enfrenta sobrecarga familiar e informalidade

Levantamento mostra que 21,6 milhões de domicílios são chefiados por pessoas com 60 anos ou mais, que também registram perda real de 4% nos rendimentos na última década

Banco da Amazônia28 de agosto de 2026

Febraban Tech 2026: Banco da Amazônia apresentou Programa Agência 201, voltado à transformação tecnológica da instituição

Evento de tecnologia e inovação do setor financeiro aconteceu em São Paulo e reuniu especialistas para discutir transformações do mercado. Novidade do Banco alia modernização tecnológica à ampliação do acesso ao crédito e aos serviços na região

Desenvolvimento regional30 de julho de 2026

Move Brasil: CAIXA inicia financiamento para entregadores; confira quem pode participar

Financiamento é voltado a profissionais que utilizam motocicletas e bicicletas para trabalhar; programa oferece condições diferenciadas para acesso a veículos mais modernos, eficientes e adequados à atividade profissional

t-page