Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

MDR publica edital de licitação do Projeto Básico Ambiental do Ramal do Salgado

Estrutura é uma das obras acessórias da transposição do Rio São Francisco e poderá beneficiar até 4,7 milhões de pessoas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou o edital de licitação para serviços de execução e acompanhamento de medidas, planos e programas ambientais definidos no Projeto Básico Ambiental (PBA) do Ramal do Salgado, Trecho III do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O empreendimento levará as águas do Eixo Norte da Transposição para municípios do estado do Ceará. A portaria foi publicada do Diário Oficial da União desta terça-feira (13), neste link.

O valor estimado do objeto em licitação é de R$ 53, 1 milhões e o certame será realizado pela modalidade de técnica e preço. As propostas poderão ser entregues de terça-feira (13/9), até o dia 26 de outubro, conforme edital, por meio deste link. A conclusão do processo está prevista para o dia 8 de novembro, após a etapa de recursos.

Ramal do Salgado

A previsão é de que a estrutura seja construída em quatro anos, a partir da assinatura da ordem de serviço. “O Ramal do Salgado faz parte do projeto original da Transposição do Rio São Francisco, que possui um total de 699 quilômetros, incluindo os Eixos Norte e Leste e os Ramais do Agreste, Apodi e Salgado. Já concluímos os dois eixos e o Ramal do Agreste. Iniciamos o do Apodi no ano passado e, agora, seguimos para tirar o do Salgado do papel”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

O Ramal do Salgado vai permitir que até 4,7 milhões de cearenses tenham acesso à água do Projeto São Francisco. Serão implantados 34 quilômetros de estruturas que transportarão a água por gravidade a partir do km 30 do Ramal do Apodi, em trecho localizado no estado da Paraíba.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.