
Voltar
LOC 1: O início da vida profissional costuma ser cercado de inseguranças e dúvidas, especialmente para quem busca o primeiro emprego. Mas existe um caminho que pode transformar esse desafio em oportunidade: o Programa Jovem Aprendiz, tema do novo episódio do podcast Indústria de A a Z, da Confederação Nacional da Indústria.
O episódio reuniu especialistas e ex-aprendizes que vivem na prática tudo que o programa proporciona aos jovens e às empresas. Eles mostraram como o programa pode ser uma porta de entrada para o mundo do trabalho, além de ser também uma ponte para sonhos, oportunidades e conquistas.
O programa Jovem Aprendiz é uma política de Estado que busca integrar educação, capacitação técnica e inclusão social. No Brasil, mais de 400 mil jovens participam da iniciativa, sendo grande parte deles atendidos por instituições como o SENAI, referência na formação de mão de obra para a indústria.
A Aprendizagem Profissional é uma política prevista na legislação trabalhista que permite ou exige que empresas contratem jovens de 14 a 24 anos.
Para o superintendente do SENAI, Felipe Morgado, mais do que cumprir a cota exigida por lei, o programa Jovem Aprendiz pode ser uma ferramenta estratégica para atrair e desenvolver talentos.
TEC./SONORA: Superintendente do SENAI, Felipe Morgado.
“As empresas que olharem a aprendizagem como um processo de formação dessa mão de obra, de uma maneira mais estratégica, elas vão ver que a produtividade delas vai crescer, e isso vai fazer com que todos ganhem. O jovem ganha uma oportunidade no mercado de trabalho, a empresa ganha produtividade e o Brasil ganha com desenvolvimento.”
LOC 2: O ex-aprendiz e atual coordenador da Escola de Aprendizes da Bosch em Curitiba, Fábio Silveira, participou do podcast e abordou a insegurança que costuma atingir os jovens no início da jornada profissional.
TEC./SONORA: Ex-aprendiz e atual coordenador da Escola de Aprendizes da Bosch em Curitiba, Fábio Silveira.
“O que eu percebo é que o jovem se cobra demais. Então, ele muitas vezes coloca patamares de uma expectativa de atingimento de um resultado muito alto, que nós educadores, às vezes, não colocamos. A gente vê os erros como uma oportunidade de aprendizado maravilhosa. E na nossa escola, a gente valoriza também uma coisa muito importante, que é: cada jovem tem o seu tempo de aprendizagem.”
LOC 3: O Indústria de A a Z é uma produção quinzenal da Agência de Notícias da Indústria. O programa discute os principais temas da indústria brasileira, com convidados especialistas e histórias inspiradoras.
O podcast está disponível nos principais tocadores e no YouTube da CNI.
Reportagem, Deborah Souza.