LOC.: Os estudantes que participaram da última edição do Enem já podem realizar a inscrição on-line no portal do Sisu para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até a próxima quinta-feira, dia 25.
Podem participar alunos que tenham tirado nota maior do que zero na prova de redação e que não se declararam como treineiros. Diferente dos anos anteriores, o programa vai ter uma edição única em 2024, sem o processo seletivo que era realizado no meio do ano. Com isso, todas as inscrições devem ser feitas em janeiro.
O professor e coordenador pedagógico Marcos Morris destaca que é importante que o aluno tenha em mente ao menos duas possibilidades de cursos e de faculdades. No programa, as notas para cada área de conhecimento possuem pesos diferentes, alterando a nota média final.
TEC./SONORA: Marcos Morris, professor de biologia e coordenador pedagógico do Colégio Everest Brasília
“Uma última dica que eu daria nesse momento é que o aluno busque sempre pesquisar os editais que cada universidade libera em relação ao Enem. Porque porque com os termos de adesão ele consegue verificar quantas vagas na universidade está oferecendo para o curso e quais são os pesos para cada área de conhecimento. Esses pesos, esses termos de adesão, inclusive mudam de faculdade para faculdade de curso para curso.”
LOC.: Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o portal do sisualuno.mec.gov.br, fazer login com a conta do gov.br e selecionar até duas opções de curso ou universidade, que podem ser alteradas durante o período de inscrição.
A estudante Lethicia Rosa, de 18 anos, mora no Rio de Janeiro. Ela afirma que já realizou a inscrição para ampla concorrência no Sisu 2024, durante a madrugada desta segunda-feira e que vai acompanhar as atualizações das notas de corte nos próximos dias.
TEC./SONORA: Lethicia Rosa, estudante, 18 anos, mora no Rio de Janeiro
“Para a preparação para o Sisu, além de ler como ele funcionava, eu tentei tirar as minhas dúvidas com professores e amigos que já tinham participado antes. É importante porque dá a oportunidade para brasileiros se inserirem no ensino superior sem que precisem se preocupar com mensalidade, como no caso de faculdades particulares.”
LOC.: O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro e o período para matrícula vai do dia primeiro até sete de fevereiro. Quem não foi selecionado inicialmente, pode participar da lista de espera que vai de 30 de janeiro até 7 de fevereiro.
Reportagem, Nathália Guimarães