LOC.: Setores da indústria devem abrir quinhentas e quarenta mil novas vagas de emprego até 2025. A estimativa, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria, prevê salários entre mil e oitocentos e seis mil e seiscentos reais. Os setores responsáveis pelos novos postos de trabalho são construção civil, logística e transporte, vestuário e geração de energia.
Responsável pela maior fatia, a construção civil responde por duzentas e sessenta e cinco mil vagas. O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, João Accioly, entende que a economia brasileira conseguiu atingir um certo grau de estabilidade. Para ele, a esperada redução da taxa básica de juros, atualmente em 13,75%, vai gerar um reaquecimento no mercado, especialmente na indústria.
TEC./SONORA: João Accioly, vice-presidente do SINDUSCON-DF
“O mercado imobiliário esse a gente está com a expectativa de que deve melhorar a partir agora de segundo semestre e ele melhorando, naturalmente aquecendo, vai ter mais demanda por mão de obra, por mão de obra de todo tipo. Mas uma questão que foi muito bem colocada pela CNI, a gente vai exigir cada vez mais mão de obra um pouco mais qualificada no nosso segmento.”
LOC.: De acordo com a estimativa da CNI, quem busca emprego e também os trabalhadores que já atuam na área vão precisar buscar qualificação. A estimativa mostra que mais de 1 milhão e meio de profissionais dos quatro segmentos vão precisar se atualizar.
O deputado federal Mendonça Filho, do União de Pernambuco, é membro da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. Ele destaca a importância da recuperação da economia para a geração de empregos no setor industrial.
TEC./SONORA: deputado federal Mendonça Filho (União-PE)
"E evidentemente que isso também reforça a necessidade de nós avançarmos na pauta educacional, vinculada à educação técnica profissionalizante e a reforma do ensino médio, que eu tive a oportunidade de liderar a sua implementação como ministro da educação, nos leva justamente a esse caminho, que é uma educação que qualifique cada vez mais o jovem para o mundo do trabalho, que em termos concretos significa melhor renda e maior empregabilidade"
LOC.: A área de logística e transporte responde por 150 mil novas oportunidades, com média salarial de três mil reais. Já o setor de vestuário deve abrir 103 mil novas vagas, com remuneração de mil e oitocentos reais. A expectativa é que o segmento de geração de energia tenha 17 mil novos postos de trabalho pagando um salário médio de seis mil e seiscentos reais.
Reportagem, Fernando Alves