
Voltar
LOC.: O Ibovespa iniciou a semana em forte queda e fechou esta segunda-feira (7) com baixa de 1,26%, aos 139 mil pontos — a pior perda em um único pregão desde 21 de maio. O motivo principal foi a nova ofensiva comercial do presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou tarifas de 25% sobre importações do Japão e da Coreia do Sul, além de ameaças de novas taxações contra países do Brics, incluindo o Brasil.
A reação foi imediata nos mercados: investidores se afastaram de ativos de risco, ignorando até mesmo notícias positivas no cenário doméstico, como a deflação de 1,80% no IGP-DI e a revisão para baixo das expectativas de inflação no Boletim Focus. A queda foi generalizada, afetando ações da Vale, bancos e Eletrobras. Apenas os frigoríficos se salvaram, com BRF, disparando 9,37%, puxando altas mais modestas, de Marfrig e Minerva.
Os dados da bolsa de valores brasileira podem ser consultados no site da B3.
Reportagem, Lívia Braz