LOC.: Há cerca de dez anos, o empreendedor Murilo Santucci decidiu abrir uma lanchonete em Tatuí, no interior de São Paulo. Tendo o açaí servido na tigela como o carro-chefe do novo negócio, ele e a esposa deixaram cargos estáveis para cuidar da empresa, que rapidamente conquistou uma boa clientela.
O negócio deu tão certo que, em pouco tempo, o casal passou a sonhar com mercados para além das fronteiras brasileiras. Murilo, então, buscou se capacitar junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, por meio de um programa que qualifica empreendedores brasileiros para o comércio exterior. Ele conta a importância da iniciativa para a Açaí Town.
TEC./SONORA: Murilo Santucci, sócio-fundador da Açaí Town
"De 2017 para 2018, a gente ainda estava fazendo o programa da Apex, todas as oficinas, todas as temáticas envolvendo direito internacional, precificação, marketing internacional, embalagem. É muito completo. É um negócio que abre o campo de visão do que a empresa precisa fazer para se preparar para receber essas demandas internacionais."
LOC.: O empreendedor começou a colher os frutos do treinamento em 2018, quando concretizou as primeiras exportações para Canadá, Portugal e Emirados Árabes Unidos. Ao mesmo tempo, a Açaí Town deixava de ser apenas um comércio que vendia açaí para se tornar fabricante e distribuidora do produto.
Hoje, a empresa exporta cerca de 120 toneladas de açaí por mês, o que contribui para mais de 70% do faturamento do negócio, que continua a se expandir.
TEC./SONORA: Murilo Santucci, sócio-fundador da Açaí Town
"A gente exporta para mais de 20 países, sendo que alguns a gente foi pioneiro em enviar o açaí, como Marrocos, Moçambique, Jordânia. A gente exporta para quase todos os continentes. Os árabes como principal. Estados Unidos e Austrália, em segundo e terceiro. Na América do Sul tem clientes importantes. África, Europa, Oceania, Ásia. Dá um giro no mundo inteiro."
LOC.: Gostou da história do Murilo Santucci, da Açaí Town? Fique ligado para mais matérias da série Histórias Exportadoras! São casos inspiradores de empreendedores que conquistaram o mundo com o apoio da ApexBrasil.
O Murilo, assim como outros mais de cinco mil empreendedores, participou do Peiex, programa da ApexBrasil que qualifica empresas nacionais para venderem seus produtos para outros países.
Por meio do Peiex, os empresários recebem um diagnóstico completo sobre o negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.
Para mais informações sobre o Peiex e outros projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, acesse www.apexbrasil.com.br.