LOC.: A moda e o vestuário "Made in Brazil" ganharam o mundo. Graças a uma cadeia têxtil completa e produtos sustentáveis, as roupas, calçados e joias brasileiras brilham em lojas e salões mundo afora. O setor de vestuário registrou mais de cento e oitenta e oito milhões e meio de dólares em exportações, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Na primeira matéria de nossa série sobre histórias exportadoras, vamos conhecer a trajetória da Francisca Vieira, empresária da Paraíba e fundadora da Natural Cotton Color. Ela apostou em um algodão ecológico para produzir roupas streetwear, que é um estilo de roupas casuais e confortáveis. Hoje, exporta para 10 países e garante: vive um momento "de ouro".
Foi diante da demanda crescente por produtos têxteis sustentáveis, em meados dos anos 2000, que a empresária decidiu remodelar a própria empresa de moda dez anos após a fundação.
TEC./SONORA: Francisca Vieira, empresária
"O Brasil nem falava em sustentabilidade. Na Europa, já havia salões voltados para design sustentável. Fiz pesquisa de mercado, visitei vários países e, em Londres, eu encontrei esse salão que só tinha produtos sustentáveis. Eu olhei e pensei: 'meu salão é aqui'."
LOC.: Foi aí que surgiu a Natural Cotton Color. A empresa passou a produzir roupas a partir de algodão naturalmente colorido e orgânico.
A empresária conta que a mudança de identidade da empresa foi impulsionada pelo Texbrasil, que conta com o apoio da ApexBrasil. O programa atua junto às empresas no desenvolvimento de estratégias para conquistar os mercados externos.
TEC./SONORA: Francisca Vieira, empresária
"Soube que tinha o programa da Texbrasil e disse a eles: 'quero que vocês vão na Paraíba, nem que seja para dizer que a gente não presta para nada'. Quinze dias depois desse chute na porta, chegou o Texbrasil e aí foi quando a gente começou a trabalhar o produto. A Natural Cotton Color foi feita a quatro mãos. Duas mãos, é claro, da Francisca Vieira, e outras duas do programa da Apex."
LOC.: Hoje, a empresa da Francisca exporta para 10 países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido e Japão — e tem lojas na Itália, Alemanha e França. As empresas do grupo faturam até dois milhões e duzentos mil reais por ano.
Ao longo de 20 anos, o TexBrasil já auxiliou cerca de mil e seiscentas marcas, já realizou mais de sete mil ações, incluindo quase quatrocentas e cinquenta edições de feiras internacionais.
O programa faz parte de um conjunto de parcerias firmadas entre a ApexBrasil e entidades de diversos setores para a promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Os segmentos de alimentos e bebidas, agronegócios, casa e construção, economia criativa, máquinas e equipamentos, tecnologia e saúde, estão entre os contemplados por esses projetos.
Gostou da história da Francisca Vieira, da Natural Cotton Color? Fique ligado para mais histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros.
Para mais informações sobre empresas que internacionalizam suas vendas e projetos de incentivo à exportação, acesse: www.apexbrasil.com.br.