LOC.: O hidrogênio verde se apresenta como uma peça-chave para a descarbonização da economia brasileira. A conclusão é de um estudo da FGV Energia. Além de favorecer a transição energética, o vetor tem potencial para contribuir também com setores que movimentam a economia do Brasil, como a indústria e o agronegócio. Também pode proporcionar uma produção sustentável e, com isso, tornar os produtos brasileiros mais atrativos no mercado internacional.
O problema é que a implementação do hidrogênio verde no país enfrenta desafios, segundo o professor de química do Centro Universitário Facens, João Guilherme Vicente. Ele cita, entre outros entraves, o alto custo de produção, a infraestrutura de distribuição e armazenamento e as barreiras tecnológicas.
TEC./SONORA: João Guilherme Vicente, professor de química do Centro Universitário Facens
“O Brasil tem potencial para se tornar extremamente importante na produção de hidrogênio verde no cenário mundial, mas é necessário um comprometimento contínuo com a inovação, investimento em infraestrutura e políticas que favoreçam a produção do hidrogênio verde.”
LOC.: A pesquisa destaca que o hidrogênio verde pode, por exemplo, ajudar na redução da dependência externa de fertilizantes utilizados no país. Isso porque o vetor pode ser utilizado pela indústria química para a produção de amônia, um dos insumos dos fertilizantes. Conforme o estudo, a amônia é um dos principais carregadores de hidrogênio.
O deputado Gilson Marques, do Novo de Santa Catarina, é autor do projeto de lei que institui o Marco Legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono. Ele destaca a certificação voluntária prevista no texto.
TEC./SONORA: deputado Gilson Marques (NOVO-SC)
“Vai atestar a intensidade de emissões de gases do efeito estufa na produção do hidrogênio, devendo os agentes que aderirem, cumprirem as regras e a governança e também incentivos federais tributários na compra ou importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos e de materiais de construção destinados aos projetos de hidrogênio.”
LOC.: Produzido por meio de processos que não emitem gases de efeito estufa, o hidrogênio verde também pode ser utilizado em refinarias e siderúrgicas — e ainda como combustível para veículos.
Reportagem, Fernando Alves