Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 17 de Fevereiro de 2022, 21:15h, atualizado em 17 de Fevereiro de 2022, 21:15h
LOC: O Governo Federal autorizou o primeiro repasse de recursos para ações de defesa civil na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Serão mais de dois milhões e duzentos mil reais para assistência à população afetada e para o início da limpeza da cidade. Outros repasses ao município deverão ser feitos nos próximos dias.
Desse valor, mais de 1 milhão e 600 mil reais serão destinados à compra de cestas básicas, kits de higiene pessoal, colchões, materiais de limpeza e kits de dormitório com cobertor e lençol.
Outros 650 mil reais serão usados na primeira etapa de limpeza urbana e na desobstrução de canais em mais de 10 pontos da cidade.
Na cidade fluminense desde a quarta-feira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, ressaltou que o Governo Federal está operando com toda sua capacidade operacional para garantir que tudo volte à normalidade o mais rápido possível.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
“Nós estamos trabalhando junto com as forças armadas, com a Polícia Rodoviária Federal, com órgãos federais para apoiar o estado e o município no restabelecimento da normalidade. Já reconhecemos o decreto de estado de calamidade pública do município e estamos hoje fechando os primeiros planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e para o restabelecimento da limpeza da cidade.”
LOC: Também nesta quinta-feira, Yoshifumi Shimoda, líder da equipe de especialistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Jica, sobrevoou a região para entender como estão acontecendo os deslizamentos na área urbana.
Wolnei Barreiros, coordenador geral de prevenção de desastres da Defesa Civil Nacional, ressaltou que a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e a agência japonesa tem como objetivo principal diminuir os impactos causados pelos desastres naturais.
TEC./SONORA: Wolnei Barreiros, coordenador geral de prevenção de desastres da Defesa Civil Nacional
“Esse é o tema do nosso projeto de cooperação com o Japão. Estudar os fluxos de massa com foco no fluxo de detritos, com intenção de tornar as cidades brasileiras mais resilientes nessa questão de desastres socioambientais.”
LOC: Na sexta-feira, 18 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho farão um sobrevoo pelas áreas mais atingidas da cidade e se reunirão com autoridades locais. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, é de que ocorram mais chuvas na região nos próximos dias.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberta Camargo