LOC.: A partir do dia 1º de fevereiro, a Petrobras vai atualizar o valor do gás natural. O preço de venda para as distribuidoras vai cair, em média, 11,1% por metro cúbico, conforme preveem os contratos de distribuição por dutos. A redução é em relação ao valor praticado no trimestre de novembro a janeiro.
De acordo com a estatal, os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado afirmou que as distribuidoras que possuem contratos com a Petrobras vão providenciar o repasse integral aos consumidores, conforme as classes tarifárias definidas por cada agência reguladora estadual. O diretor de Estratégia e Mercado da associação, Marcelo Mendonça, foi além.
TEC./SONORA: Marcelo Mendonça, diretor de Estratégia e Mercado da Abegás.
“Também destacamos que a distribuidoras possuem outros contratos de suprimento em menor escala, com condições comerciais distintas dos contratos praticados pela Petrobras. A redução aplicada contribui para o aumento da competitividade do gás natural e o crescimento desta indústria. Por este motivo, é fundamental que os investimentos para o aumento da oferta aconteçam e que o Brasil deixe de reinjetar mais do que 50% do que produz”.
LOC.: A expectativa do setor é que o insumo fique cada vez mais atrativo para os consumidores e investidores, principalmente após a aprovação da Nova Lei do Gás, como afirma o professor e economista Cesar Bergo.
TEC./SONORA: Cesar Bergo, economista
“Hoje, quem ganha mais são as empresas, os grandes grupos, que têm que adquirir diretamente de um único fornecedor, então vai aumentar a eficiência e a concorrência também. A nova lei traz essas facilidades para esse mercado agora de gás”.
LOC.: Para que a norma passe a valer em plena forma, a Agência Nacional do Petróleo ainda precisa regulamentar alguns pontos.
Vale ressaltar que a redução prevista para o início de fevereiro não se refere ao preço do gás de cozinha, o GLP, aquele envasado em botijões e vendido a granel.
Reportagem, Álvaro Couto.