O feriado de Páscoa será de clima ameno em várias regiões do Brasil. Neste sábado, uma grande frente fria avança sobre o país e causa chuva e queda de temperatura nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Andrea Ramos, detalha a passagem do frio deste sábado, que deve permanecer no domingo.
“Para hoje sábado (16), o que prevaleceu foi friozinho. Tivemos frio com temperaturas abaixo de 6° em boa parte das estações da Região Sul e também alcançou a Região Sudeste. Na Região Sul a menor foi 1,7° em General Carneiro, no Paraná, e na Região Sudeste vemos geadas acontecendo em Maria da Fé (MG), onde a temperatura chegou a 2,5° pela parte da manhã. E esse friozinho vai persistir ainda amanhã, no domingo.”
A meteorologista explica o que levou a essas condições climáticas. “Isso se deu em função de uma massa de ar fria, que vem na retaguarda do sistema frontal. Esse sistema frontal já está mais posicionado na Bahia, proporcionando chuvas expressivas, com volumes constantes praticamente em todo o estado. O destaque é a cidade de Maraú, que fica a mais ou menos 100 quilômetros de Salvador na Bahia e nas últimas 24 horas já acumulou cerca de 110 milímetros”.
De acordo com o site Climatempo, a Região Centro-Oeste terá um tempo úmido e quente durante o feriado de Páscoa. Com exceção do Mato Grosso do Sul, onde o ar frio de origem polar predomina desde sexta-feira, mantendo as temperaturas mais amenas. Nos demais estados, o feriado será marcado por períodos de sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.
Já na Região Norte haverá áreas de instabilidade durante todo o feriado prolongado de Páscoa. O ar quente e úmido predomina sobre a região e Zona de Convergência Intertropical continua ajudando a manter as áreas de chuva.