Foto: Divulgação/Sedec
Foto: Divulgação/Sedec

Estados nordestinos finalizam treinamento para implementar sistema de alertas emergenciais

Sistema de alerta emergencial será implementado na região após capacitação de gestores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE REGIÃO NORDESTE


Foram concluídas nesta sexta-feira (5) as capacitações para a chegada do Defesa Civil Alerta (DCA) no Nordeste. Ao longo da semana, gestores estaduais de todas as capitais nordestinas participaram do treinamento promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). O sistema tem o objetivo de aprimorar o envio de alertas emergenciais e garantir mais segurança para a população em situações de risco.

O ministro Waldez Góes destacou a importância do treinamento e reafirmou o compromisso do Governo Federal com a prevenção de desastres. “O Defesa Civil Alerta foi criado para salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas. Ele já está em operação nas regiões Sul e Sudeste, e agora o Nordeste também está habilitado a utilizar essa ferramenta essencial”, afirmou.

Capacitações e próximos passos

O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular (Cell Broadcast) para enviar alertas de risco iminente, como chuvas intensas, deslizamentos de terra e enchentes. A mensagem interrompe qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso, garantindo que a população receba a informação de forma rápida e eficaz.

Para a diretora executiva de Proteção e Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, a capacitação foi fundamental para preparar o estado. “Essa capacitação foi essencial para a chegada do sistema. Agora vamos elaborar um plano de comunicação e capacitações para os municípios do nosso estado”, destacou.

Expansão de alertas

Desde dezembro de 2024, os estados do Sul e Sudeste já operam o sistema, com alertas enviados em situações reais de emergência. O treinamento no Nordeste faz parte de um planejamento nacional para expandir a ferramenta para todas as regiões do país, considerando as particularidades climáticas e os riscos de desastres naturais de cada localidade.

Com o encerramento da capacitação no Nordeste, o próximo passo será a implementação do sistema na região Norte, onde os treinamentos estão previstos para maio, em razão do período de cheias. Já no Centro-Oeste, as capacitações devem ocorrer em agosto, visando a preparação para os períodos de incêndios florestais e chuvas intensas.

Com a ampliação do Defesa Civil Alerta, o Governo Federal reforça seu compromisso com a prevenção e resposta rápida a desastres, garantindo maior segurança para a população em todo o Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.