Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 28 de Abril de 2021, 03:00h, atualizado em 28 de Abril de 2021, 11:55h
LOC.: O senador Paulo Paim (PT/RS) comemorou a aprovação e sanção do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional da Educação Profissional. A partir desse ano, a data passa a ser celebrada em 23 de setembro.
Segundo o parlamentar, que em sua juventude estudou na Escola Senai Nilo Peçanha, em Caxias do Sul (RS), a existência de uma data para celebrar e fortalecer as ações e projeções do ensino profissionalizante no País favorece as políticas públicas para o setor, capacita os profissionais da área e promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
TEC./SONORA: senador Paulo Paim (PT/RS)
“Precisamos investir nos nossos jovens e a educação profissional tem esse segurado papel. O reconhecimento da educação profissional, além de promover e incentivar os profissionais, aquece cada vez mais a economia e incentiva as contratações nas empresas da nossa juventude.”
LOC.: Doutor em Psicologia Educacional e pesquisador do Instituto Experto Brasil, Afonso Galvão, afirma que a educação profissional é fundamental para inserir mais pessoas no mercado de trabalho, além de suprir a falta de mão de obra qualificada que diversos setores da economia acabam enfrentando.
TEC./SONORA: Afonso Galvão, doutor em Psicologia Educacional e pesquisador do Instituto Experto Brasil
“A educação profissional é muito importante porque é uma educação que é geradora de emprego. As pessoas saem da educação profissional qualificadas e encontram espaço no mercado de trabalho para aplicar seus conhecimentos.”
LOC.: O Rio Grande do Sul tem 25,4% dos alunos matriculados no ensino médio cursando, também, o ensino profissionalizante. O índice é o segundo melhor do País, ficando atrás, apenas, do Rio Grande do Norte. Apesar disso, ainda está longe dos índices dos países membros da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que chegam a quase 50%.
Reportagem, Felipe Moura.
NOTA
LOC.: O senador Paulo Paim (PT/RS) comemorou a aprovação e sanção do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional da Educação Profissional. A partir desse ano, a data passa a ser celebrada em 23 de setembro.
Segundo o parlamentar, a existência de uma data para celebrar e fortalecer as ações e projeções do ensino profissionalizante no País favorece as políticas públicas para o setor, capacita os profissionais da área e promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
O Rio Grande do Sul tem 25,4% dos alunos matriculados no ensino médio cursando, também, o ensino profissionalizante. O índice é o segundo melhor do País, ficando atrás, apenas, do Rio Grande do Norte.