O Ministério da Educação (MEC) lançou o edital da segunda edição do Prouni 2025, com inscrições gratuitas abertas até 23h59 do dia 4 de julho, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Gov.br).
Estão sendo ofertadas 211.954 bolsas em instituições privadas de ensino superior, sendo 118.004 integrais (100%) e 93.950 parciais (50%). As vagas estão distribuídas em mais de 370 cursos e 887 instituições em todo o país.
Quem pode participar
Para se inscrever, o candidato deve:
- Ter participado do Enem 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação;
- Ter cursado o ensino médio inteiramente em escola pública, em escola privada com bolsa integral ou de forma mista (parte pública, parte privada com bolsa);
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia; e
- Respeitar os critérios de renda familiar per capita: para bolsa integral, até 1,5 salário mínimo por pessoa e para bolsa parcial, até 3 salários mínimos por pessoa.
Como se inscrever no Prouni 2/2025
- Acesse o portal: acessounico.mec.gov.br/prouni
- Faça login com sua conta Gov.br (ou crie uma, se ainda não tiver)
- Preencha os dados cadastrais solicitados, como informações pessoais, familiares e escolares
- Escolha até duas opções de curso, especificando a instituição, o turno e o tipo de bolsa (integral ou parcial), além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas)
- Confirme a inscrição e acompanhe diariamente as notas de corte, podendo alterar suas opções dentro do período de inscrição
Cronograma do Prouni 2/2025
- Inscrições: de 30 de junho a 4 de julho de 2025
- Resultado da 1ª chamada: 7 de julho de 2025
- Resultado da 2ª chamada: 28 de julho de 2025
- Lista de espera: manifestação de interesse entre 18 e 19 de agosto; resultado em 22 de agosto
Após a convocação
Os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações diretamente na instituição para a qual foram aprovados, conforme o cronograma:
- 1ª chamada: comprovação entre 7 e 18 de julho (com entrega de documentos até 23/07)
- 2ª chamada: comprovação entre 28 de julho e 11 de agosto (com entrega até 13/08)
- Lista de espera: entrega dos documentos entre 22 e 29 de agosto
É importante acompanhar os comunicados da instituição de ensino e os canais oficiais do MEC.
Sobre o programa
Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política pública do Ministério da Educação (MEC) voltada à ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. A iniciativa concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.
O Prouni é voltado principalmente para estudantes que não têm condições de arcar com os custos de uma faculdade particular.
Completando 20 anos em 2025, o Prouni já ofereceu bolsas para mais de 3,5 milhões de estudantes, sendo cerca de 2,5 milhões de bolsas integrais. O programa é uma das principais portas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, com foco na inclusão e na igualdade de oportunidades.