LOC.: O aumento de casos de dengue neste ano fez com que DUZENTOS E OITENTA E OITO municípios, de SEIS estados, entrassem em situação de emergência por Arboviroses.
A informação é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Social.
Até o momento, o Brasil contabilizou CERCA DE DOIS MILHÕES E SETECENTOS MIL casos prováveis de dengue e mais de MIL mortes associadas ao vírus da doença.
Do total de municípios em situação de emergência, 246 municípios são localizados no estado de Goiás. De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, foram contabilizados, neste ano, 80,3 mil casos. Até o momento, 118 mortes em investigação.
No Paraná, onde 23 municípios decretaram situação de emergência, as autoridades de saúde registraram 45 mil notificações e mais de 23 mil casos confirmados de dengue em uma semana, conforme dados do último informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde.
A infectologista Larissa Tiberto atribui os altos índices de infecção pela dengue ao aumento das chuvas, aumento da temperatura e falta de controle dos reservatórios dos mosquitos. Ela destaca que a vacinação contra a dengue é importante para prevenir casos graves da doença.
TEC./SONORA: Larissa Tiberto - infectologista
“Outras maneiras de evitar formas graves da doença são: Ingerir muita água, fazer repouso, não ingerir antiinflamatórios não esteroidais e o principal é limpar e remover possíveis locais de acúmulo de água em casa, repelente, telas em janelas para se proteger contra a picada do inseto”.
LOC.: Em abril, o Ministério da Saúde recebeu mais novecentas e trinta mil doses da vacina contra a dengue, destinadas aos quinhentos e vinte e um municípios já selecionados e a outros cento e sessenta e cinco recém contemplados.
O estudante de fisioterapia de 23 anos e morador de Caldas Novas - GO, Alisson Coutinho conta que já teve dengue e pretende tomar a vacina assim que possível.
TEC./SONORA: Alisson Coutinho - estudante de fisioterapia
“Eu acho que ela é muito boa para prevenir que as pessoas se contaminem e, se pegar ou se contaminar, seja mais tranquilo, porque o corpo já estará mais acostumado com o vírus. Então, eu acho que é bem útil e necessário para a nossa população.”
LOC.: Foram registrados três mil e seiscentos casos de Zika e cento e vinte e dois mil casos de Chikungunya. Quanto às mortes, não há registros por Zika, enquanto a Chikungunya resultou em quarenta e nove mortes confirmadas, com outras oitenta e três ainda sob investigação.
Reportagem, Sophia Stein