Foto: Divulgação/MIDR
Foto: Divulgação/MIDR

Defesa Civil Nacional reconhece sumariamente a situação de emergência em Manaus (AM)

Capital foi atingida por chuvas intensas no último domingo (12), causando um desmoronamento que deixou oito mortos. Medida vai agilizar o repasse de recursos para assistência à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu sumariamente a situação de emergência em Manaus (AM) nesta terça-feira (14). A medida vai agilizar o repasse de recursos para assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada com as fortes chuvas que atingiram a cidade no último domingo (12).

Com a tempestade, 11 casas do bairro Jorge Teixeira desmoronaram, deixando oito pessoas mortas. Na segunda-feira (13), o MIDR iniciou os trabalhos na assistência à população afetada. Com o objetivo de alinhar a execução das ações de socorro, o ministro Waldez Góes entrou em contato com o senador Omar Aziz, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida.

Além disso, foi enviada uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, composta por seis servidores do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), para fazer um mapeamento da área e auxiliar na elaboração do plano de trabalho.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional reconheceu sumariamente a situação de emergência em Manaus, no Amazonas, nesta terça-feira, 14 de março.

Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o objetivo é a liberação rápida de recursos para apoio ao município, que foi atingido por fortes chuvas no último domingo, deixando oito pessoas mortas.

TEC/SONORA: Waldez Góes

Tomamos a decisão de reconhecer sumariamente porque isso dá agilidade para que os planos de trabalho já no segundo dia, principalmente de ajuda humanitária, e depois de restabelecimento e reconstrução, já sejam iniciados.

LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, acompanha toda a situação desde os primeiros momentos. O ministro Waldez Góes alinhou ações de socorro junto ao governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o senador Omar Aziz.

Além disso, foi enviada uma equipe com seis servidores do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para fazer um mapeamento da área e auxiliar o município na elaboração do plano de trabalho.

Para saber mais sobre ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes