Data de publicação: 15 de Março de 2023, 04:00h, atualizado em 16 de Março de 2023, 12:19h
LOC: A Defesa Civil Nacional reconheceu sumariamente a situação de emergência em Manaus, no Amazonas, nesta terça-feira, 14 de março.
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o objetivo é a liberação rápida de recursos para apoio ao município, que foi atingido por fortes chuvas no último domingo, deixando oito pessoas mortas.
TEC/SONORA: Waldez Góes
Tomamos a decisão de reconhecer sumariamente porque isso dá agilidade para que os planos de trabalho já no segundo dia, principalmente de ajuda humanitária, e depois de restabelecimento e reconstrução, já sejam iniciados.
LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, acompanha toda a situação desde os primeiros momentos. O ministro Waldez Góes alinhou ações de socorro junto ao governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o senador Omar Aziz.
Além disso, foi enviada uma equipe com seis servidores do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para fazer um mapeamento da área e auxiliar o município na elaboração do plano de trabalho.
Para saber mais sobre ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes