Data de publicação: 15 de Junho de 2021, 18:15h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
A CPI da Pandemia tem uma série de depoimentos na agenda desta semana. Na quinta-feira (17), a partir das 9h, os senadores devem ouvir o empresário Carlos Wizard e o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, do Tribunal de Contas da União (TCU).
O autor do requerimento de convocação de Wizard foi o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). De acordo com ele, o empresário manteve encontros com o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e é responsável pelo aconselhamento extraoficial do governo com relação às medidas de enfrentamento da pandemia. Ainda segundo o senador, tal aconselhamento incluiria a sugestão de medicamentos sem eficácia comprovada.
CPI: Ex-secretário da Saúde nega compra de cloroquina para Covid-19
CPI: Queiroga incentiva distanciamento, diz ter autonomia e planeja vacinação de adultos até o fim do ano
Já a convocação de Alexandre Marques, também requerida por Alessandro Vieira, permitirá esclarecer os detalhes da participação do auditor na inclusão, no sistema do TCU, de documento que minimiza o número de mortos na pandemia de Covid-19. Logo depois, o documento inserido por Marques foi mencionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O arquivo foi desmentido pelos demais auditores e o tribunal informou que estaria apurando a conduta do servidor.