LOC.: Após a inclusão de crianças com idade entre 5 e 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), as primeiras doses pediátricas da vacina da Pfizer começarão a chegar ainda em janeiro. De acordo com o Ministério da saúde, o primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, deve chegar ao Brasil nesta quinta-feira (13). A distribuição das doses seguirá o critério populacional.
O Ministério da Saúde conseguiu antecipar 600 mil doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, produzidas pela empresa Pfizer. A informação foi repassada pelo ministro Marcelo Queiroga, que defendeu ações conjuntas entre União, estados e municípios. Além disso, ele destacou a importância da segunda dose do imunizante, assim como da dose de reforço.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
“Temos que continuar com o combate à pandemia, e a melhor forma é ampliar nossa campanha de vacinação, em relação à aplicação da segunda dose em alguns estados, que estão com essa fase em atraso, e a dose de reforço. Nós temos vacinas suficientes. As vacinas são enviadas aos estados que, por sua vez, devem enviar aos municípios.”
LOC.: A Sociedade Brasileira de Infectologia, representada pela doutora Rosana Richtmann, apoia a incorporação da vacina da Pfizer para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.
TEC./SONORA: Rosana Richtmann, representante da SBI
“Pelos dados apresentados e pelo número de menores de 18 anos no nosso país que nós perdemos por causa da pandemia - são mais de 2.500 crianças e adolescentes que nós perdemos - eu vejo como excelente a vinda de uma vacina em termos de proteção para essas crianças.”
LOC.: O ministro Marcelo Queiroga também explicou que o trâmite para aquisição e distribuição de vacinas no Brasil é considerado satisfatório, quando comparado ao processo realizado em outros países.
Reportagem, Marquezan Araújo