LOC: Chamado de capacete Elmo, o respirador não invasivo idealizado pelo médico pneumo intensivista Marcelo Alcantara ajudou a salvar milhares de vidas durante pandemia de Covid-19. O dispositivo ajuda a reduzir em 60% a necessidade de intubação em pacientes com pneumonia.
O capacete transparente é ajustado na cabeça do paciente. Além de fornecer um combinado de oxigênio com ar comprimido, protege o paciente e o ambiente de contaminações. O idealizador do projeto conta como foi o processo de criação, no início da pandemia, em 2020, diante do risco de colapso no sistema público de saúde.
TEC./SONORA: Marcelo Alcântara, médico intensivista, idealizador do capacete.
“Eu propus algo diferente. Eu propus a gente desenvolver o capacete. Naquela época o nome não era Elmo. E aí os argumentos que eu coloquei foi exatamente a descrição de como funciona o capacete, por esses mecanismos e ele poderia servir para evitar a intubação e assim não pressionar o sistema de saúde ao mesmo tempo que dá chance do paciente, que está precisando de oxigênio, que tem um risco alto de ser intubado, dele superar a doença sem ser entubado.”
LOC: A inovação, desenvolvida em apenas três meses, ganhou o prêmio do 9º Congresso de Inovação da CNI, promovido em São Paulo, no mês de março. O protótipo foi resultado da parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia do Ceará, universidades, secretaria de saúde estadual, fundo de financiamento de pesquisa do Ceará e uma empresa privada, a Esmaltec. O deputado Eduardo Bismark, do PDT do Ceará, comemorou o reconhecimento do trabalho realizado no estado.
TEC./SONORA: Eduardo Bismark, deputado pelo PDT do Ceará
“Serviu não só para o Ceará, mas para o Brasil todo, de baixo custo, baixo valor aquisitivo. Portanto, acessível a mais diversas prefeituras, governos e hospitais para atender seus pacientes. Inclusive foram feitas muitas doações desse capacete de empresários que compraram pra poder doar e assim foi u m uma junção de esforços e que a gente se orgulha muito."
LOC: Atualmente, quase 10 mil capacetes foram distribuídos pelo país. Desses, quase 2.400 equipamentos foram doados ao Sistema Único de Saúde.
Reportagem, Angélica Cordova