LOC.: Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo podem procurar os postos de vacina de todo o Brasil até o dia 24 de junho. A prorrogação da campanha foi anunciada nesta quinta-feira (02) porque a adesão da população ficou abaixo do esperado. Apenas 44% do público-alvo foi vacinado. O Ministério da Saúde tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças.
Tem prioridade na vacinação contra a gripe os idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, entre outros.
Já o público-alvo da vacinação contra o sarampo são os trabalhadores da saúde e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade.
O infectologista Hemerson Luz destaca a importância da imunização contra a gripe e o sarampo.
TEC./SONORA: Hemerson Luz, infectologista
“A gripe e o sarampo são doenças causadas por vírus. São potencialmente graves, podem evoluir de forma desfavorável, principalmente nos grupos de risco. A vacinação é uma forma de prevenção muito importante. É necessário ter uma cobertura vacinal elevada para diminuir a disseminação do vírus, pois essas doenças têm uma alta capacidade de transmissão.”
LOC.: O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca as vacinas disponíveis gratuitamente em todos os 50 mil postos de vacinação espalhados pelo país.
TEC./SONORA: Marcelo Queiroga, ministro da Saúde
"As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nas salas de vacinação. Seja as vacinas contra a gripe, seja a vacina tríplice viral, que [protege contra] sarampo, caxumba, rubéola, e a vacina da pólio. Então, há um pacote de vacinas que são disponibilizadas à população brasileira, como uma política pública. Há aquela fase em que nós fazemos uma campanha, que é para fazer um chamamento à população para que busque essas vacinas, que são importantes. No caso da gripe, para diminuir síndromes respiratórias agudas.”
LOC.: O Ministério da Saúde informa que após o dia 25 de junho, toda a população com mais de 6 meses pode se vacinar contra a gripe, enquanto durarem os estoques. Ao todo foram distribuídas 80 milhões de doses aos estados e municípios.
Reportagem, Paloma Custódio