LOC.: O Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, agora, segue para apreciação no Senado Federal. Segundo o relator do projeto, o deputado Bacelar (PV-BA), a pedido do governo, parte dos incentivos tributários e regulatórios para o setor ficaram de fora da proposta.
TEC./SONORA: Bacelar, deputado federal (PV-BA)
“Estudos que estão sendo feitos pela área econômica do governo não ficaram prontos, o que nos impediu de ampliar o escopo de incentivos. A comissão acredita que os incentivos são peças fundamentais para o desenvolvimento da indústria do hidrogênio de baixo carbono e, junto com o governo e o conjunto dessa casa, nós vamos aprofundar os estudos e levantamentos sobre os impactos desses incentivos”.
LOC.: Em nota conjunta divulgada no dia anterior a votação, a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde, a Associação Brasileira de Energia Eólica e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica manifestaram a importância de incluir medidas que estimulem a atração de investimentos no setor.
Para a vice-presidente de Investimento e Hidrogênio Verde da Absolar, Camila Ramos, os incentivos são necessários para atrair e dar segurança aos potenciais compradores finais do produto.
TEC./SONORA: Camila Ramos, vice-presidente de Investimento e Hidrogênio Verde da ABSOLAR
“A gente precisa de plano, visão, incentivo, aportes, segurança jurídica e regulatória. Então, tem que ter um incentivo para que esse comprador, essa indústria compradora, se mobilize, para a princípio, tomar essa decisão inicial de comprar esses primeiros produtos, ou hidrogênio mesmo, ou seus derivados verdes, até que ele se torne competitivo e mais barato”.
LOC.: Conforme estudos preliminares conduzidos pela Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde, a criação de uma política nacional e o desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde podem gerar de arrecadação futura de R$ 769 bilhões ao governo. No curto prazo, o superávit estimado é de R$ 72 bilhões até 2030.
Reportagem, Landara Lima