A produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan foi ampliada para 79 milhões de doses na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que ocorre em postos de vacinação de todos os estados e do Distrito Federal. O Butantan vai entregar 13% a mais de doses em 2020 que no ano passado, como explica o diretor do Instituto, Dimas Covas.
“É um recorde de produção do Butantan. Isso significa que, a cada três brasileiros, um receberá a vacina produzida pelo Butantan. Essas vacinas são entregues ao Ministério da Saúde e a pasta faz a distribuição nacional.”
A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o novo coronavírus. Embora a vacina contra a gripe não seja diretamente efetiva contra a Covid-19, a vacinação ampliada, segundo o ministério, é fundamental para reduzir a capacidade de contaminação nos próximos meses. As 79 milhões de doses contra o Influenza que estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan, representam 10% da produção mundial.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege o sistema imunológico de 60% a 90% dos que são imunizados, a depender da idade e das condições de saúde da pessoa. Reforça que os vírus influenza que estão circulando são milhares de vezes mais comuns que o coronavírus.
No dia 16 de abril, iniciou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, estão sendo vacinados membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena.
A partir de 9 de maio, Dia D da vacinação, serão imunizados pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto e pessoas com 55 anos ou mais. Em caso de fila as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros dos demais.
E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.