LOC.: Dados divulgados pelo Ministério do Turismo revelam que, em janeiro de 2025, 1,4 milhão de turistas internacionais desembarcaram no Brasil. O número representa a melhor marca para o primeiro mês do ano desde 1970, quando começou a série histórica.
O volume corresponde a um salto de 55%, em comparação com o mesmo período de 2024. Em janeiro do ano passado, o registro foi de aproximadamente 956 mil visitantes que chegaram ao Brasil vindos de outros países.
O número alcançado em janeiro de 2025 também superou o recorde anterior, que pertencia ao primeiro mês de 2017. Naquele ano, o Brasil recebeu 1,1 milhão de turistas internacionais.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Brasil é um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Para ele, a melhora na infraestrutura dos pontos turísticos tem contribuído para esse cenário.
A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil. O número de visitantes do país vizinho praticamente dobrou, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2024, cerca de 452 mil argentinos visitaram o Brasil. Já este ano, o número subiu para mais de 870 mil.
De acordo com o levantamento, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina receberam, juntos, um total acima de 924 mil visitantes de outros países. O volume corresponde a 62% do total de turistas que chegaram ao Brasil no primeiro mês deste ano.
Em números absolutos, depois do Rio Grande do Sul, os destaques vão para Rio de Janeiro e São Paulo, com cerca de 240 mil e 219 mil visitantes de outros países, respectivamente.
Reportagem, Marquezan Araújo