Data de publicação: 01 de Junho de 2023, 04:15h
LOC.: A parceria entre o poder público e a indústria privada é fundamental para o desenvolvimento da saúde no Brasil, de acordo com a farmacêutica e especialista em gestão de saúde pública Helaine Capucho. Ela elogia a missão Saúde e Segurança Sanitária proposta no Plano de Retomada do setor industrial pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI.
TEC./SONORA: Helaine Capucho, farmacêutica e especialista em Gestão de Saúde Pública
“A missão saúde e segurança tem seis programas e nesses programas, eles contemplam não só ter a tecnologia no país, mas também desenvolver, desde a produção dos insumos farmacêuticos ativos, como também estimular a produção de medicamento e equipamentos no país, materiais médico-hospitalares, que são os produtos para a saúde, e também assistência farmacêutica.”
LOC.: A especialista afirma que a missão é um incentivo para que o país receba investimentos públicos e privados para o desenvolvimento da indústria de saúde. A gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha, afirma que já existem sinalizações positivas para a implementação da missão Saúde e Segurança Sanitária.
TEC./SONORA: Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI
“Uma foi a criação, pelo governo federal, do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, no início de abril. Outra sinalização positiva foi o anúncio, pelo Comitê Executivo do Conselho de Desenvolvimento Industrial, de sete missões para a política industrial e uma delas é a missão do complexo da saúde resiliente, para a prevenção e tratamento de doenças.”
LOC.: Descarbonização da economia; transformação digital; saúde e segurança sanitária; e defesa e segurança nacional são as quatro missões previstas no Plano de Retomada proposto pela CNI.
Reportagem, Fernando Alves