LOC.: A pandemia de Covid-19 reforçou a necessidade de mais investimentos em pesquisa e inovação na área da saúde. Também evidenciou a importância do complexo econômico-industrial da saúde. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria. A CNI apresentou um plano de retomada do setor industrial, destacando o desenvolvimento da saúde e segurança sanitária como uma de suas missões.
O objetivo é universalizar o acesso à saúde e promover o desenvolvimento competitivo da cadeia de produção e exportação de medicamentos, vacinas, testes, protocolos, equipamentos e serviços. A gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha, afirma que a pandemia mostrou pontos fortes e fracos do Brasil relacionados à saúde.
TEC./SONORA: Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI
“A pandemia mostrou as potencialidades que temos, mas também algumas fragilidades, como a alta dependência de insumos farmacêuticos ativos importados, como o nosso crescente déficit comercial em equipamentos e dispositivos médicos. Por outro lado, o Brasil possui o maior sistema de saúde pública e de caráter universal do mundo. Portanto, temos oportunidades para criar soluções de universalização do acesso e do desenvolvimento competitivo dessa cadeia produtiva.”
LOC.: De acordo com o plano de retomada da CNI, o Brasil é responsável por apenas 5% do Insumo Farmacêutico Ativo. O IFA é utilizado pela indústria farmacêutica como um ingrediente fundamental para a produção de medicamentos. O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos, Norberto Prestes, afirma que o Brasil poderia se tornar referência na produção de IFA na América Latina.
TEC./SONORA: Norberto Prestes, presidente executivo da Abiquifi
“O projeto da CNI pode reforçar a importância de tratar temas como IFA de extrema importância, de manter essa autonomia do país. Acho que dois pontos que são destaques é definição de prioridades e investimento maciço em desenvolvimento e tecnologia para que as empresas possam usufruir desse ecossistema e trazer resultados melhores para a saúde pública e para a segurança da saúde aqui no Brasil.”
LOC.: A missão relacionada à saúde e segurança sanitária do plano de retomada da CNI gira em torno de seis programas considerados providenciais. São eles: desenvolvimento e produção de vacinas; de insumos farmacêuticos; de medicamentos; a prestação de serviços para a indústria farmacêutica; produção de materiais e equipamentos médicos; e assistência farmacêutica.
Reportagem, Fernando Alves