Saúde - undefined·02 de abril de 2020

Assis Brasil é o segundo município com maior incidência de dengue no Acre

Para conter o avanço da dengue, a Secretaria de Saúde tem enviado, desde novembro, equipes para os principais municípios com maior risco de ocorrência de surto

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:45

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O Acre continua o combate ao mosquito Aedes aegypti e Assis Brasil, o segundo município com maior incidência de dengue no estado, segue em alerta. A região tem, até 14 de março, 227 casos notificados da doença, o que corresponde a mais de 3 mil casos para cada 100 mil habitantes. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Para conter o avanço da dengue, a Secretaria de Saúde tem enviado, desde novembro, equipes para os principais municípios com maior risco de ocorrência de surto e Assis Brasil não fica de fora. Foram articuladas ações com profissionais de saúde, além de outras secretarias como de educação e limpeza urbana. A população, no entanto, tem papel fundamental para conter o surto.

Segundo Márcia Andréa Morais, chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, pequenas ações podem evitar novos criadouros do mosquito.

“Observa-se que o criadouro preferencial, onde há o maior número de focos, são justamente os reservatórios de armazenamento de água. São os tambores, barris, os tonéis, esses que são colocados a nível do solo. Ou seja, não são aquelas caixas d’água elevadas. Esse tem sido o nosso grande problema, porque temos um sistema de abastecimento que ainda não atende às necessidades de toda a população do estado.”

O Acre está em situação de alerta por causa do surto de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. Os números mais recentes da Secretaria de Saúde do Estado apontam que mais de 5 mil casos foram notificados neste ano. Assis Brasil fica atrás apenas de Cruzeiro do Sul, com 3,7 mil casos para cada 100 mil habitantes.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor. 

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”. 

A luta contra o Aedes não pode parar. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page