LOC.: Os proprietários de pequenos negócios – da cidade ou do campo – contam com uma nova oportunidade para alavancar seus empreendimentos. O Banco da Amazônia, o BASA, oferece financiamentos específicos para essas categorias.
Com uma linha de microcrédito, o banco disponibiliza, por exemplo, o programa BASA Acredita Rural, que conta com taxas de juros atrativas, prazo de até DOIS ANOS para pagamento e limite de crédito de até QUINZE MIL REAIS.
Esse modelo é destinado ao financiamento de investimentos e custeio de atividades agropecuárias e não agropecuárias, desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.
Segundo Esmar Prado, gerente executivo de microcrédito do Banco da Amazônia, a ideia é estimular o trabalho dos pequenos empreendedores e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico da Amazônia Legal.
TEC./SONORA: Esmar Prado, gerente executivo de microcrédito do Banco da Amazônia
“Cerca de 70% dos empreendedores atendidos pelo programa conseguiram aumentar sua renda familiar e a do negócio atendido, retirando-se, em muitos casos, da condição de pobreza extrema. Além disso, dois terços desses clientes são mulheres, chefes de família, que acabam realizando o sonho de proporcionar uma vida melhor para a família, para os filhos e para si próprias.”
LOC.: O BASA também atua com uma linha de crédito que fortalece os negócios desenvolvidos por mulheres da Amazônia. As condições atendem agricultoras familiares, microempreendedoras urbanas, empreendedoras do setor de comércio e serviços e artistas que propagam a cultura regional.
O banco ainda oferece o programa BASA Acredita Urbano, direcionado a grupos de empreendedores ou indivíduos com renda anual bruta de até TREZENTOS E SESSENTA MIL REAIS. Essa linha de microcrédito inclui uma Taxa de Abertura de Crédito de TRÊS POR CENTO sobre o valor concedido e juros de DOIS VÍRGULA SETENTA E QUATRO POR CENTO ao mês.
O Programa Basa Acredita funciona por meio de uma parceria entre o Banco da Amazônia e a AmazonCred. O projeto, segundo Esmar Prado, conta com profissionais treinados e capacitados para atender empreendedores populares em seus próprios negócios.
TEC./SONORA: Esmar Prado, gerente executivo de microcrédito do Banco da Amazônia
“Prestam atendimento personalizado, realizando a solicitação de crédito, levantamento socioeconômico do negócio e da família do empreendedor, prestando também assessoria na gestão do negócio. Todo o processo de concessão do crédito acontece no próprio empreendimento do cliente, onde o cadastro e a proposta do crédito são encaminhados pelo assessor de microcrédito ao banco de forma virtual, pela plataforma digital do Basa Acredita. Assim, chegamos até aos clientes de comunidades longínquas.”
LOC.: Dentro do pacote de microcrédito, o Banco da Amazônia também oferece uma linha complementar, o BASA Acredita FNO, voltada para clientes já cadastrados na modalidade de grupos solidários. Para ter acesso, o interessado deve estar em dia com o pagamento de créditos anteriores em grupos de TRÊS a DEZ empreendedores. O limite de crédito é de até SEIS MIL REAIS.
Reportagem, Marquezan Araújo