LOC.: A chegada do 5G à capital do país vai aquecer o ambiente de inovação local, por meio das startups, e o setor produtivo, com destaque para o agronegócio. É o que acredita o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo.
A nova geração de internet móvel deve chegar à Brasília até o meio de 2022, de acordo a previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia e vai melhorar a experiência da população ao navegar na internet, mas Gilvan explica que os benefícios vão muito além.
TEC./SONORA: Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal
“As startups, todo o setor produtivo, o ecossistema vão ser muito beneficiados com isso, porque os carros autônomos sairão do papel e passarão a ser uma realidade e para Brasília será de fundamental importância. Além disso, estamos nos tornando um hub de startups. Nós temos startups renomadas, startups que estão despontando para o mundo, saindo e nascendo em Brasília. Eu tenho certeza que o 5G revolucionará a vida de todos os brasileiros e Brasília vai ganhar muito com o 5G.”
LOC.: O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destaca que a expectativa em torno da implementação do 5G é grande, porque a tecnologia vai permitir a inclusão digital dos cidadãos e o avanço da Internet das Coisas. Ele cita como a quinta geração de internet móvel vai impactar o dia a dia dos brasilienses.
TEC./SONORA: Izalci Lucas, senador (PSDB/DF)
“Consequentemente, o 5G traz para o Distrito Federal e o Brasil condições e infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico, para o desenvolvimento social e para a inclusão das pessoas, para que a gente possa realmente melhorar a qualidade de vida das pessoas utilizando as tecnologias. Acredito que seja um avanço grande para todo o Brasil.”
LOC.: Segundo especialistas, a tecnologia 5G é até 100 vezes mais rápida que a geração de internet móvel atual.
Reportagem, Felipe Moura