VOCÊ SABE?: Saiba o que é PIB e o que ele representa para a economia do país

VOCÊ SABE?: Saiba o que é PIB e o que ele representa para a economia do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 1min45seg

REPÓRTER: Você sabe o que é PIB?

SONORA: Vendedora ambulante – Aurelíce Nunes

"Nunca nem ouvi falar, sei não. Sabe que eu nem sei, não tem nem como falar. Eu não sei, não sei explicar."

SONORA: Auxiliar de limpeza – Silvana Lima

"Não tenho a mínima ideia do que seja. Não sei não. De jeito nenhum."

REPÓRTER: Assim como Aurelíce e Silvana, uma boa parcela da população brasileira não sabe ou não entende muito o que é o Produto Interno Bruto, o PIB. O índice é responsável por medir a atividade econômica de uma região ou país. Ele representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelos país, estados ou cidades. O PIB também é responsável por mostrar se o país está em crescimento ou em recessão. Em relação à produção, o índice avalia o que as empresas brasileiras estão gerando em termos de riquezas.  Quanto ao consumo, ele aponta o que  as famílias, instituições e o governo estão consumindo, como explica o economista Aldemir Freire.

SONORA: economista – Aldemir Freire

"O PIB também pode ser encarado como a soma dos salários que são pagos aos trabalhadores, dos grupos, das empresas e dos impostos que o governo arrecada. Então, numa definição mais simples, o PIB é o valor agregado que uma economia incorpora nos seus produtos ao longo de um determinado período de tempo."

REPÓRTER: E por falar em PIB, o índice cresceu 0,6 por cento no terceiro trimestre de 2014, de acordo com o Banco Central. Apesar da recuperação em julho, agosto e setembro, o resultado parcial deste ano mostra estagnação do nível de atividade. De acordo com o Banco Central, o crescimento da "prévia" do PIB, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, foi zero. Já no acumulado de 12 meses até setembro, a prévia do PIB registrou alta de 0,50 por cento.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.