Tempo - Região Sul

02/12/2024 18:00h

Há alerta de perigo para tempestade em diversas regiões do PR, como no norte e no oeste do estado

Baixar áudio

A terça-feira (3) na região Sul do país será chuvosa. Para o estado do Paraná há alerta de perigo para tempestade. A chuva pode ter entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos de até 100 km/h, e pode haver queda de granizo. O risco é de estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Em Santa Catarina há alerta para chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial. As áreas afetadas podem ser norte e oeste catarinense. Já para as demais regiões do estado a previsão é de chuva isolada.

O Rio Grande do Sul deve ter muitas nuvens com chuva isolada nas regiões norte e oeste do estado. Já a região sul rio-grandense terá céu com poucas nuvens, inclusive a região litorânea. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 27°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  


 

     

Copiar textoCopiar o texto
01/12/2024 18:00h

Baixar áudio

Previsão de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em toda a região Sul, nesta segunda-feira (2).

O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu alerta de tempestade – com volumes maiores de 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo – para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, durante a madrugada desta segunda. 

São elas: Centro Oriental, Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense; Serrana, Sul e Oeste catarinenses.

Há também alerta de tempestades – com volumes entre 50 e 100 mm/dia – para as outras regiões catarinenses e para o Paraná.

Em Curitiba (PR), temperatura mínima de 17ºC e máxima de 30ºC. Florianópolis (SC) deve registrar mínima de 22ºC e máxima 27ºC. Os termômetros devem variar entre 17ºC e 25ºC em Porto Alegre (RS).

 

Copiar textoCopiar o texto
30/11/2024 18:00h

Extremo oeste paranaense e catarinense têm alerta de acumulados de chuva

Baixar áudio

Tem alerta de acumulado de chuvas emitido pelo Inmet neste domingo para uma pequena faixa a oeste de Santa Catarina e do Paraná, próximo à fronteira. Neste local, pode chover em pouco tempo mais de 100 mm. Essa chuva forte e pouco esparsa pode causar deslizamentos de terra e transbordamento de rios. A faixa fica perto da fronteira com o Uruguai e atinge cidades como Matelândia (PR) e Guaraciaba (SC).

Curitiba (PR), onde também tem previsão de chuva e muitas nuvens, não faz parte da rota dos temporais, mas a chuva deve ser persistente e afastar o calor. A máxima não passa dos 24ºC. Em Florianópolis, onde também deve chover, a variação fica entre 22ºC e 24ºC. 

Rio Grande do Sul, sem alerta, também terá um domingo predominantemente chuvoso em todas as regiões, com maior volume concentrado no centro-sul do estado. Em Porto Alegre, mesmo com chance de chover, faz máxima de 30ºC. 

As informações são do Inmet


 

Copiar textoCopiar o texto
29/11/2024 18:00h

Há alerta para acumulado de chuva no oeste catarinense e paranaense, bem como no noroeste rio-grandense

Baixar áudio

A previsão do tempo para o Sul do Brasil, neste sábado (30), é de muitas nuvens com chuva isolada em boa parte da região. 

Inclusive, há alerta para acumulado de chuva no oeste catarinense e paranaense, bem como no noroeste rio-grandense. No Paraná, o alerta também se estende para as regiões sudoeste e centro-sul. O céu do estado deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, previsão que também abrange a região metropolitana de Curitiba.

Em Santa Catarina, a previsão é mais amena e o céu terá muitas nuvens com chuva isolada em praticamente todo o território.

Já no Rio Grande do Sul a possibilidade de chuva isolada se concentra mais ao norte do estado. As regiões mais ao centro e ao sul, bem como todo o litoral terão céu variando entre muitas e poucas nuvens. 

Com relação às temperaturas, a mínima e a máxima registradas na região concentram-se em Curitiba, onde a temperatura mínima prevista é de 19ºC e chegar a 28°C. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  
 

Copiar textoCopiar o texto
28/11/2024 18:00h

No Rio Grande do Sul, o céu ficará com muitas nuvens e haverá pancadas de chuva isoladas no sudeste

Baixar áudio

A previsão do tempo para o Sul do Brasil, nesta sexta-feira (29), é de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em praticamente toda a região. Essa condição está prevista para todo o estado de Santa Catarina, sobretudo em municípios do norte e Vale do Itajaí, como Corupá e Araquari.  

No Paraná, as pancadas de chuva serão notadas do centro oriental ao sudoeste do estado, assim como na Região Metropolitana de Curitiba. Já no Rio Grande do Sul, o céu ficará com muitas nuvens e haverá pancadas de chuva isoladas no sudeste, principalmente em municípios como Capão do Leão e Pelotas. 

Além disso, há alerta de perigo para tempestade em áreas específicas dos três estados da região, como noroeste gaúcho, oeste catarinense e sudoeste paranaense. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista pode chega a 20°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 28°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 90%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 
 

Copiar textoCopiar o texto
27/11/2024 18:00h

O alerta é de perigo para diversas regiões dos três estados, RS, SC e PR

Baixar áudio

A quinta-feira (28) na região Sul do país terá tempestade em diversas regiões dos três estados, com chuva de até 50 mm/dia. O alerta é de perigo nas regiões noroeste, nordeste, sudoeste e centro Ocidental do Rio Grande do Sul. Inclusive, a previsão é de céu com muitas nuvens e trovoadas isoladas para todo o estado. 

O alerta de perigo para tempestade também vale para o oeste e sul catarinense. Já o estado do Paraná terá as regiões sudoeste, oeste, Centro-Sul e sudeste afetadas.

No período da tarde também deve ter chuva isolada em grande parte dos estados, inclusive nas áreas litorâneas. 

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 21°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 30°C, em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  

 

Copiar textoCopiar o texto
26/11/2024 18:00h

Previsão de chuva vale para todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de chuva no litoral e nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai.

Baixar áudio

Tem alerta de acumulado de chuvas emitido pelo Inmet nesta quarta-feira (27) para uma pequena faixa a sudoeste do estado gaúcho, onde pode chover, em pouco tempo, mais de 100 mm. A chuva forte e pouco esparsa pode causar deslizamentos de terra e transbordamentos de rios. A faixa fica perto da fronteira com o Uruguai e atinge cidades como Uruguaiana, onde a chuva não espanta o calor, que pode chegar aos 36ºC. 

Na capital, Porto Alegre, tem sol aparecendo entre nuvens e pancadas de chuva previstas. O mesmo vale para o restante do estado, com temperatura máxima média de 27ºC. 

Em Santa Catarina e Paraná, a previsão é de chuva no litoral e nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai. No interior dos estados faz sol. A temperatura também sobe nas duas capitais, Floripa tem máxima de 31ºC e Curitiba, de 33ºC.

As informações são do Inmet


 

Copiar textoCopiar o texto
25/11/2024 18:00h

Em Santa Catarina, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada em praticamente todo o estado

Baixar áudio

A terça-feira (26) na Região Sul do país terá chuva isolada em boa parte do território e tempestade concentrada no Rio Grande do Sul. O alerta para o estado serve para diversas regiões, como sudoeste, centro ocidental, noroeste, sudeste, metropolitana de Porto Alegre e centro oriental rio-grandense.

Para Santa Catarina, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada em praticamente todo o estado. A previsão é semelhante para o litoral do Paraná, onde céu das demais regiões terá muitas nuvens ao longo do dia. Já à noite há possibilidade de chuva isolada no oeste do estado.

As temperaturas mínima e máxima nas capitais da região chamam atenção em Curitiba, que chega a 31°C e deve registrar mínima de 15°C. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.  

Copiar textoCopiar o texto
24/11/2024 18:00h

No Rio Grande do Sul, as chuvas avançam a partir da tarde nas regiões Sudoeste e Sudeste

Baixar áudio

Predomínio do céu com poucas nuvens na região Sul, nesta segunda-feira (25). Segundo  o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece firme em grande parte do Paraná e de Santa Catarina, ao longo do dia.

No Rio Grande do Sul, as chuvas avançam a partir da tarde nas regiões Sudoeste e Sudeste. Pela noite, previsão de pancadas de chuva na Metropolitana de Porto Alegre, Centro e Nordeste rio-grandense.

Em Porto Alegre (RS), temperatura mínima de 19ºC e máxima de 34ºC. Mínima de 20ºC e máxima 26ºC em Florianópolis (SC). Curitiba (PR) deve registrar mínima de 13ºC e máxima 28ºC. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.


 

Copiar textoCopiar o texto
23/11/2024 18:00h

Previsão de chuva apenas para o litoral paranaense neste domingo

Baixar áudio

O domingo (24) será de sol em todos os estados do Sul do país, com previsão de pancadas de chuva apenas para o litoral paranaense. Segundo alerta emitido pelo Inmet há previsão de acumulado de chuva para o litoral do norte catarinense até o litoral paulista, passando por toda a costa do Paraná. 

Em Paranaguá, por exemplo, onde fica o porto mais importante do sul do Brasil, a previsão é de um dia nublado com chance de pancadas de chuva e temperatura entre 17ºC e 25ºC.

No Rio Grande do Sul, onde não há previsão de chuva, o sol brilha forte e em Porto Alegre a máxima chega aos 28ºC. O mesmo vale para o estado catarinense, onde o sol predomina e as chances de chuva são pequenas. Em Floripa não esquenta muito, a máxima é de 24ºC. Mesma máxima prevista para Curitiba, capital do Paraná, onde o aumento da nebulosidade ocorre no período da tarde. 

As informações são do Inmet


 

Copiar textoCopiar o texto