SUDESTE: Cooperativas oferecem juros baixos e acesso fácil ao crédito para população

Cooperativas financeiras contam com 526 organizações, na região. Entre elas, está o Sicoob, com mais de três milhões de associados em todo país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A cada ano, mais brasileiros estão se associando em uma cooperativa atraídos pelos juros baixos e pelas facilidades no acesso ao crédito que os bancos comuns não oferecem. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que se associaram a algum tipo de cooperativa cresceu quase 88 por cento, entre 2004 e 2013. No Sudeste do país, a cultura cooperativista tem mostrado fôlego. A região abriga quase 37 por cento das seis mil e quinhentas cooperativas brasileiras, com mais de 770 mil associados e mais de 112 mil postos de trabalho, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras, a OCB. A gerente Técnico e Econômico da OCB, Clara Mafía, explica porque os empreendimentos cooperativos são atrativos.
 
SONORA: gerente Técnico e Econômico da OCB, Clara Mafía.
 
“As pessoas se unem com o mesmo propósito que é fortalecer, ganhar maior escala, acessar mercados que individualmente elas não conseguiram acessar, ter maior estabilidade no seu negócio e isso resulta em maior renda e, inclusive, maior qualidade de vida para os cooperados, familiares e até para a comunidade”.
 
REPÓRTER: A maioria das cooperativas da região Sudeste é de financeiras, com 526 organizações. As cooperativas ligadas ao agronegócio são 415. O produtor rural, Camilo Machado, faz parte de uma cooperativa em Unaí, Minas Gerais. Ele conta que consegue apoio da organização em praticamente todas as atividades da produção.
 
SONORA: produtor rural, Camilo Machado
 
“Essa cooperativa dá suporte desde um produtor de leite a um pecuarista de corte, enfim, ela tem posto de gasolina, ela tem uma fabrica de ração, fábrica de sal mineral, prestação de serviços, como agrônomos, veterinários e uma série de prestadores de serviços vinculados a cooperativa. Então acaba que tudo que você precisa em uma fazenda, você tem nessa cooperativa.”
 
REPÓRTER: Já o empresário Waltunir Pereira, dono de uma pizzaria na cidade mineira de Paracatu, encontrou em uma cooperativa financeira facilidade, pouca burocracia e boas condições de investimentos. O empresário mineiro é associado do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, e ressalta que, na organização é tratado como dono e não como um cliente. 
 
SONORA: empresário, Waltunir Pereira
 
“Eu procurei a cooperativa exatamente porque era uma cooperativa. A cooperativa ganha, eu também ganho. As taxas são mais baixas, a facilidade, sem a burocracia que existia nos outros bancos”.
 
REPÓRTER: Em todo o país, o Sicoob conta com mais de três milhões de cooperados e, apenas por fazer parte da cooperativa, o associado já deixa de pagar o Imposto Sobre Operações de Crédito, o IOF, como explica o diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior.
 
SONORA: Diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior
 
“Na cooperativa buscando trazer vantagens, com taxas de juros mais baratas, no cartão, no cheque especial, nos empréstimos, além dos demais produtos como consorcio, cartões de crédito, cobrança, enfim, todos os produtos que os bancos têm, hoje têm as cooperativas, com as vantagens. Inclusive uma delas é a isenção do IOF nas operações de crédito que faz uma diferença muito grande. O custo reduz bastante.”
 
REPÓRTER: Em uma cooperativa financeira como o Sicoob, o associado não é considerado apenas um cliente, mas sim como dono. O diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior, ressalta que, os resultados financeiros da cooperativa são divididos entre todos os cooperados.
 
SONORA: Diretor Operacional do Sicoob, Francisco Reposse Júnior
 
“O grande diferencial de uma cooperativa para o banco é esse. Na cooperativa é uma sociedade de pessoas e no banco é uma sociedade de capital. Lá você é simplesmente um cliente, na cooperativa para você fazer sua movimentação você passa a ser um dono, você passa a participar da vida ativa da cooperativa como um todo”.
 
REPÓRTER: Para conhecer as vantagens oferecidas pelas cooperativas, acesse na internet o endereço eletrônico www.ocb.org.br. Mas, se você se interessou em conhecer os benefícios de uma cooperativa financeira o endereço é o www.sicoob.(com duas letras “o”). com.br.sicoob.com.br

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.