SÃO LUÍS (MA): Gestantes da capital e de municípios maranhenses são beneficiadas com testes rápidos de gravidez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

REPÓRTER: O Maranhão recebeu cento e noventa e quatro mil e quinhentos reais para a realização de testes rápidos de gravidez. O objetivo é verificar o mais rápido possível se o feto foi contaminado pelo vírus Zika, que causa microcefalia em bebês. O dinheiro foi pago no início deste mês em parcela única e distribuído para os municípios do estado. No total, o Ministério da Saúde liberou quatro milhões e oitocentos mil reais para custear os testes rápidos na rede pública de saúde em todo o país. A capital, São Luís possui o maior número de casos confirmados de microcefalia, com treze confirmações da doença. Cinco bebês morreram, mas ainda está sendo investigado se a microcefalia foi em decorrência do vírus zika. Os óbitos ocorreram em Pedreiras, São Luís, Tutóia, São José de Ribamar e em Serrano do Maranhão.  De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, cerca de cinqüenta por cento das mulheres começam o pré-natal a partir da décima segunda semana de gestação. Para ele, a detecção rápida da gravidez tem muitas utilidades.

SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame

Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o m ai rápido porssível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.

REPÓRTER: Também serão oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis à mulher e ao parceiro dela. Mulheres de todas as idades que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias podem fazer o teste em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do país. A ideia é que os profissionais de saúde acompanhem a gravidez desde os primeiros dias de gestação. E que por meio do pré-natal, orientem sobre o planejamento familiar, identifiquem gestações de risco e doenças sexualmente transmissíveis. No último dia dezesseis, o Governo Federal já havia liberado dez milhões e novecentos mil reais para os estados com o objetivo de acelerar a conclusão dos exames para detectar o vírus zika no feto. O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também provoca dengue, e febre chikungunya.

Para acompanhar o controle do mosquito e ações de combate, acesse combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Paula Oliveira.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.