Foto: UNICEF
Foto: UNICEF

Saiba o que é novo coronavírus e como se proteger

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O mundo todo parou em meio à pandemia do novo coronavírus. O assunto ganhou mais destaque no início deste ano, quando a doença avançou na China e se espalhou rapidamente para outros países e continentes. Mas você sabe o que é o coronavírus e como se proteger dele?

A chefe de Saúde do UNICEF no Brasil, Cristina Albuquerque, esclarece algumas dúvidas sobre o assunto. 

“O novo coronavírus provoca o que se chama hoje de covid-19 (co de corona, vi de vírus, d de doença e 19 é o ano que a doença surgiu). Os principais sintomas, o que se sabe hoje, são febre, tosse e até a dificuldade respiratória. O que podemos fazer para nos proteger do novo coronavírus é adotar as medidas de proteção do distanciamento social e lavar muito bem as mãos e higienizar o ambiente onde moramos ou eventualmente trabalhamos. Não existe vacina, portanto é muito importante que essas medidas sejam tomadas. Se puder, por favor, fique em casa.”  

A orientação da especialista é procurar o hospital somente se os sintomas da doença piorarem, como dificuldade em respirar, para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Cristina reforça que as principais orientações a serem seguidas estão disponíveis em sites oficiais, como o da prefeitura da sua cidade ou do governo do estado, do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF.

Estar bem informado é essencial para proteger você e todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.