Agência Brasil
Agência Brasil

Ministério da Cidadania publica novas medidas contra a Covid-19 em ações relacionadas ao Programa Criança Feliz

Portaria trata de capacitação profissional, modalidade de atendimento às famílias e financiamento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Cidadania publicou, nesta sexta-feira (15), uma portaria com uma série de medidas para ações de emergência em saúde pública no âmbito do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, no Sistema Único de Assistência Social (Suas), por causa do novo coronavírus.
 
De acordo com o texto, estados, municípios e o Distrito Federal devem disponibilizar capacitação presencial do Guia de Visita Domiciliar (GVD) e de Cuidados de Desenvolvimento da Criança (CDC) aos profissionais. A normativa também prevê estratégias para o controle da pandemia e reforça a necessidade de os gestores avaliarem a suspensão das visitas domiciliares.  

Governo oferece curso gratuito sobre atenção à primeira infância

Programa Criança Feliz lança nova plataforma de gestão

Programa de visitação domiciliar Criança Feliz está presente em 2.934 municípios
 
O ministério recomenda, por exemplo, que os entes da federação façam o acompanhamento das famílias remotamente, como por telefone, Whatsapp, vídeo, e outras ferramentas de comunicação. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pede aos gestores que fiquem atentos ao cofinanciamento do programa. As determinações em relação a este ponto constam na Portaria/MDS 2.496/2018. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.