Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Método usado no Brasil ajudou cidade na Indonésia a reduzir casos de dengue em 77%

No Brasil, o método Wolbachia é conduzido pela Fiocruz e já apresenta resultados positivos na redução de Chikungunya

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A incidência de casos de dengue confirmados, caiu 77% nas áreas onde houve liberação de Aedes aegypti com Wolbachia, em uma cidade da Indonésia. A redução foi comparada com outras áreas que não receberam o método. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quarta-feira (26).

Este é o primeiro teste “padrão-ouro” que aponta eficácia na redução de casos de dengue através dessa metodologia. No Brasil, a iniciativa é conduzida pela Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio de governos locais. O método já apresenta dados preliminares que apontam redução de Chikungunya.

As ações iniciaram no Rio de Janeiro e em Niterói, em uma área que abrange 1,3 milhão de habitantes. Em Niterói, por exemplo, já há indicativos de que a redução dos casos de Chikungunya nas áreas que receberam os Aedes aegypti com Wolbachia, chegou a 75%. 

Américas registram mais de 1,6 milhão de casos de dengue, afirma OPAS

MINUTO DA SAÚDE: Pessoas idosas estão entre as mais vulneráveis ao vírus da dengue

Em meio à pandemia do coronavírus, Brasil notifica mais de 600 mil casos de dengue

De acordo com a Fiocruz, o projeto está em expansão para outras cidades do país, como Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG). Na capital mineira também será realizado um estudo clínico semelhante ao conduzido na Indonésia. A cidade será a primeira das Américas a acompanhar casos de dengue, Zika e Chikungunya por meio de um estudo clínico randomizado controlado em conjunto com o Método Wolbachia.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.