MACAPÁ (AP): Revezamento da Tocha Olímpica acontece nesta quinta (16)

122 pessoas vão participar do revezamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Chegou a vez de o Amapá entrar na rota do maior símbolo dos Jogos Olímpicos. A Tocha Olímpica chega a Macapá por volta das onze horas da manhã, mas o revezamento só começa a uma e meia da tarde, a partir da comunidade quilombola Curiaú. São 24 quilômetros de trajeto, que termina no Complexo Meio do Mundo.
 
Bruno Igreja é uma das 122 pessoas que vão carregar a tocha pelas ruas da cidade. Com apenas 25 anos, ele é treinador do atleta olímpico Venilton Teixeira, do Takwondo. Praticante da modalidade há 17 anos, Bruno é um apaixonado pelo esporte, o que só aumenta a emoção de carregar a Tocha Olímpica.
 
SONORA: Bruno Igreja, treinador de Taekwondo
“É uma emoção muito grande. A realização de um sonho. Uma coisa que fica até difícil de descrever. Eu, nos últimos dias, venho acompanhando o revezamento da tocha em outras capitais, outras cidades, e fico imaginando como vai ser o momento. Como vai ser o meu momento na hora de carregar de tocha”.
 
REPÓRTER: O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, reforça que a união é um dos principais legados das Olimpíadas, e é esse espírito que vai estar presente entre os brasileiros durante os jogos.
 
SONORA: Leonardo Picciani – ministro do Esporte
 “É fundamental a participação de todos os brasileiros, em cada canto do país, em cada uma das nossas regiões, dando essa força criando esse sentimento, que é o sentimento que o espírito olímpico deve criar, de paz, amor e congraçamento”.
 
REPÓRTER: Para fortalecer o esporte do Amapá, o Ministério do Esporte fez uma série de investimentos, como, por exemplo, quatro milhões de reais para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte na cidade de Santana. Em parceria com o Governo do Estado, o ministério também investiu na construção da pista oficial de atletismo do estádio Zerão. As federações estaduais de Judô, Taekwondo e Maratonas Aquáticas receberam recursos do Ministério do Esporte para melhorias e compra de equipamentos. Além disso, 11 atletas recebem patrocínio do Bolsa Atleta e outros dois, do Bolsa Pódio.
 
Reportagem, Raphael Costa
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.