JATAÍ (GO): Município tem dificuldade em captação de doadores para região

Unidade busca por mais voluntários frequentes para doação de sangue

Salvar imagem

LOC.: A cidade de Jataí passa por dificuldades para conseguir novos doadores de sangue. O município tem uma meta de conseguir 200 bolsas por mês. Segundo o enfermeiro e responsável técnico pelo Hemocentro Regional de Jataí, Caio Mosqueira, a população não tem sido mais assídua nas doações.

Ele lembra que o hemocentro regional ajuda todos os hospitais da rede pública dos nove municípios próximos - Mineiros, Chapadão do Céu, Rio Verde, Naveslândia, Portelândia, Serranópolis, Doverlândia, Aporé e Caiapônia. Caio Mosqueira explica que são realizadas ações junto às escolas para aumentar o número de doadores.

TEC./SONORA: Caio Mosqueira, responsável técnico do hemocentro de Jataí.

“Uma vez por mês a gente vai em alguma instituição educacional, alguma escola, alguma faculdade, alguma universidade e dá palestra sobre o ciclo do sangue. E nessas palestras a gente explica e orienta quais são as pessoas, que tipo de pessoa que está apta a doar sangue. Então a gente procura fazer esse trabalho de plantar a sementinha desde o prezinho para poder já plantar a importância não só da doação de sangue, mas também da medula óssea.

LOC.: Doadora de sangue há quase uma década, a técnica de Enfermagem, Elisângela Martins, de 33 anos, segue cumprindo o papel de voluntária. Moradora do bairro de Sodré, casada, sem filhos, a técnica comenta que tenta estimular familiares e amigos a serem doadores. Mesmo assim ela acha que é fraca a divulgação na cidade. Elisângela diz qual a importância de doar sangue a quem precisa.

TEC./SONORA: Elisângela Martins, técnica de Enfermagem.

“Às vezes, só quando a gente sente na pele que a gente tem um pouco de consciência, né? E acho que o pouco de sangue que as pessoas vão doar não vai fazer muita falta. Então, inclusive eu sou doadora de medula, já fiz cadastro também. E assim, medula, tanto medula como sangue, você sabe ali que você pode salvar uma vida, né? Uma ou mais vidas com a doação de sangue.”

LOC.: O Hemocentro Regional de Jataí está localizado na Rua Joaquim Caetano, esquina com a Rua Caçu, no bairro Divino Espírito Santo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até às cinco da tarde. O telefone para contato é o 3632-8765. Repetindo, 3632-8765. Para mais informações acesse saude.gov.br/doesangue.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.